A APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu tem o prazer de comunicar que recebeu o certificado de Qualidade segundo o Modelo EQUASS Assurance – Certificação de Qualidade nos Serviços Sociais.
A APCV tem, portanto, motivos para estar orgulhosa. Viu reconhecido o seu trabalho para a melhoria contínua dos seus serviços, desenvolvido de forma sustentada no envolvimento e participação de clientes e outras partes interessadas. Com a certificação de nível I, a APCV viu ser-lhe reconhecida a conformidade do seu desempenho cumprindo com os nove princípios de qualidade do Referencial EQUASS (liderança, direitos, ética, parcerias, participação, orientação para o cliente, abrangência, orientação para os resultados e melhoria contínua), com 38 critérios e o cumprimento integral de 100 indicadores. Setenta por cento da auditoria realizada, baseou-se em análise documental e os restantes trinta por cento em entrevistas a todas as partes envolvidas no processo (direcção, colaboradores, familiares, clientes, entidades financiadoras, parceiros e fornecedores).
O EQUASS reforça o comprometimento das organizações com a qualidade e a melhoria contínua, garantindo às partes interessadas uma inequívoca qualidade dos serviços prestados, quer a nível de cada país, quer a nível europeu.
A APCV goza de quatro valências certificadas, a saber: o Ambulatório/Reabilitação, a Formação Profissional, os Centros de Actividades Ocupacionais e os Lares Residenciais da sede e pólo de Oliveira do Conde.
O processo para a certificação pela Qualidade ficou concluído com a auditoria realizada nos passados dias 24 e 25 de Março de 2011, muito tendo contribuído para o sucesso final o empenho e a colaboração de todas as partes envolvidas.
Em comunicado à imprensa, a APCV refere ainda que esta certificação significa mais uma etapa alcançada no desenvolvimento qualitativo de programas e serviços da Instituição. Apesar do sucesso deste processo, o trabalho não termina aqui, muito pelo contrário, a aposta seguinte consiste em preparar a APCV para uma certificação de nível II, que corresponde à “excelência” (EQUASS Excellence) e cuja candidatura já foi aprovada pelo Programa Operacional de Potencial Humano (POPH).

Sem comentários: