Dia Internacional do Idoso comemorado em Carregal do Sal com especial atenção aos utentes das IPSS do concelho
O habitual encontro de convívio sénior com que a Câmara Municipal de Carregal do Sal assinala anualmente o Dia Internacional do Idoso, através da Rede Social do Concelho, voltou a realizar-se no sábado, 17 de Outubro, juntando utentes da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal, do Centro Social Professora Elisa Barros da Silva de Cabanas de Viriato, da Fundação Comendador José Nunes Martins de Oliveira do Conde e das Cáritas Paroquiais de Beijós, Parada e Oliveira do Conde, acompanhados por auxiliares e técnicos destas instituições particulares de solidariedade social (IPSS), e também utentes da Clínica de Recuperação e Tratamento de Toxicodependência e de alunos da Universidade Sénior.
No sentido de proporcionar mais conforto e comodidade aos idosos num evento com duas horas e meia de duração, a Autarquia optou este ano por comemorar a data no confortável auditório do Centro Cultural e com a oferta de um espectáculo de apreciável qualidade. Isso mesmo foi explicado por Rogério Abrantes, presidente da Câmara Municipal, a esta reportagem, tendo ainda frisado que o habitual almoço foi substituído por um adequado e farto lanche de convívio, que viria a ser servido no final do espectáculo, no salão secundário do auditório.
Conduzido por Cristina Lopes, técnica de comunicação do município, o espectáculo foi iniciado em ritmo de dança de zumba, por um grupo de idosos e alunos da Universidade Sénior, dirigido pelo monitor Gonçalo Borges, da Associação de Desporto e Educação Física do Concelho. Sucederam-se brilhantes prestações da Orquestra “Viriatus” da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, do Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural do Rancho Infantil “Cravos e Rosas” de Vila Meã e do Grupo de Cantares Tradicionais “O Torreão” do Centro Cultural de Currelos.
Viveram-se momentos únicos de alegria e entusiasmo, havendo até alguns idosos que não resistiram a acompanhar, nos seus lugares, canções populares que cantavam noutros tempos, o que também prova a importância destes encontros, não só no aspecto do lazer e da convivência, como também no reavivar de memórias e no reviver de hábitos e conhecimentos.
Outra prova desses saberes foi a exibição de uma manta de retalhos com oito trabalhos elaborados pelos utentes dos diversos parceiros sociais no decorrer do projecto de âmbito social “Interagir para (Re)Viver”, que o Município lançou através do Sector de Acção Social e que levou técnicos das áreas de leitura, música e motricidade a deslocarem-se às próprias instituições, durante os meses de Agosto e Setembro.
Rosa Maurício, coordenadora da Biblioteca Municipal, fez a apresentação da manta, chamando ao palco os utentes que participaram naquele trabalho. Descreveu a representação de cada retalho, elaborado a partir de histórias que as técnicas da Biblioteca tinham contado aos utentes das IPSS e da proposta da elaboração de trabalhos em tecido sobre a história de que mais gostaram, precisamente com o objectivo de criar aquela manta.
Segundo esclareceu Rosa Maurício, a manta irá estar em exposição itinerante nas IPSS do concelho e, por fim, ficará exposta na Biblioteca Municipal. Deixou já o repto para que na edição do próximo ano a manta tenha dimensão maior.
A comemoração do Dia do Idoso teve especial intervenção do Gabinete de Acção Social da autarquia, supervisionada pela técnica superior Marília Andrade, e da vereadora Ana Cristina Borges, responsável do pelouro da Acção Social. Após a apresentação da manta, Cristina Borges, algo emocionada com o ambiente de agradabilidade e o êxito da iniciativa, agradeceu às instituições participantes no encontro, incluindo a prevenção feita por bombeiros da corporação de Carregal do Sal, e garantiu continuidade a “estas práticas de solidariedade social”. Ao ler alguns dos princípios fundamentais dos direitos dos idosos e ao referir que nem sempre são cumpridos, comentou: “Era bonito que assim fosse, mas, graças a Deus, no concelho de Carregal do Sal os idosos são tratados desta forma!”. Acrescentou: “Foi a pensar nisso que foi criada a Comissão de Protecção de Idosos, que muito nos orgulha”.
A nível autárquico, além do presidente da Câmara e da vereadora, também marcaram presença o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Gomes, e os presidentes das Juntas de Freguesia de Carregal do Sal e Cabanas de Viriato, António Pinto e José Figueiredo, respectivamente.
Lino Dias
Sem comentários: