Recent Posts

Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde: “Uma Carta por um Sorriso”

Sem título1.JPGComo todos sabemos o envelhecimento, em determinadas situações é um tema que se associa à solidão, abandono, tristeza, angústia, à grande necessidade de afeto e de atenção, etc… a Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde preocupa-se bastante com estes fatos e tenta de alguma forma atenuar estes fatores negativos relativos aos seus utentes.
Foi então que a Equipa Técnica da Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde concebeu o projeto “Uma Carta por um Sorriso” com o objetivo de proporcionar bons momentos aos nossos utentes. É uma iniciativa que dedica algumas horas para escrever correspondências ditadas pelos idosos. A ideia é incentivar os idosos não apenas a”escrever” cartas com a ajuda da animadora, mas também conseguir pessoas que se“comprometam” a mandar correspondências para eles. A proposta é incitar a aproximação das crianças /jovens aos idosos e incentivar o intercâmbio entre eles.
Este trabalho constitui-se na realização de uma atividade pedagógica baseada na troca de cartas utilizadas como forma de comunicação entre idosos /crianças e idosos /jovens.
Receber cartas é uma maneira de os idosos se sentirem queridos, lembrados, e redescobrirem a alegria de ler ou ouvir palavras carinhosas. É também uma das raras oportunidades para que muitos deles experimentem uma sensação às vezes esquecida: a de se sentirem únicos. É importante que os idosos recebam cartas pessoais, que vejam os seus nomes nos envelopes e, assim, percebam que têm algo especialmente para si.
“Já não se escreve cartas como antigamente” ….
Sem título.JPGNos tempos que correm, correspondermo-nos com alguém implica utilizar o telefone, e-mail, fax e outros meios digitais, já não se cultiva o saudável hábito de escrever cartas. O ato de escrever, ficou eliminado pelo computador, as cartas e os bilhetes caíram em desuso.
Deste modo, para garantir resposta às cartas dos nossos idosos a Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde, em janeiro de 2014, solicitou à Dra. Filipa – Diretora de Turma do 5ºE da Escola Aristides Sousa Mendes de Cabanas de Viriato a sua colaboração neste projeto. A turma tinha 20 alunos que se comprometeram a trocar correspondência com os nossos idosos.
Foi uma iniciativa que se baseou em trocas mensais de cartas escritas pelos alunos do 5ºE, ano letivo 2013/2014 da Escola Aristides Sousa Mendes e idosos da Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde. O projeto tem continuidade no ano letivo seguinte 2014/2015 com os mesmos alunos 6ºE.
A cada troca de cartas, tanto no momento da sua elaboração envolvendo a escrita e envio como no momento do recebimento e leitura das respostas, os alunos envolvidos tiveram a oportunidade de trocar ideias e refletir sobre os assuntos ali descritos, levando os a rever suas posturas diante de diferentes fatos e situações, uma vez que as cartas foram socializadas com todos os colegas da sala de aula.
A proposta do projeto “Uma Carta por um Sorriso” não é só incentivar o intercâmbio entre alunos e idosos mas também promover a educação para o envelhecimento.
A possibilidade de trocar cartas entre crianças e idosos, pretende, deste modo, promover um resgate do elo geracional perdido entre ambos, visto que nas sociedades modernas, devido à fragmentação de muitas famílias, nota-se que a impossibilidade de convívio entre avós e netos vem aumentando. As cartas poderão resgatar valores adormecidos por uns e desconhecidos por outros.
Um ganho adicional que poderá ocorrer serão os debates vivenciados – não só na escola como em casa com os pais, uma vez que irão questionar e refletir sobre assuntos relacionados com os idosos. Nesse sentido, o processo vivenciado pelos alunos possibilitará uma tomada da consciência em relação ao mundo em que vivem, promovendo o respeito pela diversidade e educando para o envelhecimento. O simples fato dos nossos idosos receberem as cartas dos “seus meninos” suscita-lhes uma série de sentimentos; a reação dos nossos idosos é inexplicável! Apercebemo-nos dos sorrisos rasgados delineados pelas rugas, um brilho nos seus olhos ou mesmo o cair de uma lágrima… o sentimento de ternura de alguém que se lembrou deles,  alguém que se preocupa em saber como estão. Como D. Deolinda (idosa de 88 anos) dizia “…não é preciso grandes presentes para sermos felizes, basta estes pequenos gestos para sentirmos que somos lembrados.”
Depois de uma avaliação feita pela Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde, poderemos referir que este projeto foi um SUCESSO! Passados 18 meses de correspondência chegou a hora de se conhecerem pessoalmente. No dia 28 de maio de 2015 houve um encontro entre as duas gerações que desencadeou numa tarde de convívio, partilha, descoberta e muito afeto que ainda hoje é recordado pelos nossos utentes.
Não faria sentido este projeto terminar aqui. Assim, e mais uma vez desafiámos neste novo ano letivo 2015/2016 os mesmos alunos, agora do 7ºE, para dar continuidade a esta ação tão gratificante.
Então, decidimos melhorar o projeto anterior e levá-lo até novos horizontes.

 

Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde

Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde: “Uma Carta por um Sorriso” Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde: “Uma Carta por um Sorriso” Reviewed by Rui Dias on outubro 22, 2015 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.