Promovida pelo Núcleo Distrital de Viseu da EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza), em parceria com o Município de Carregal do Sal (Rede Social/CPCJ), realizou-se na Biblioteca Municipal de Carregal do Sal, dia 29 de Maio, a conferência “World Café: Infância Negada”, no âmbito do Plano de Acção da Rede Social de Carregal do Sal.
Foi debatido o tema da pobreza infantil a partir do documentário “O Começo da Vida”, lançado em Maio de 2016 pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e que convida todos os cidadãos a reflectir, como parte da sociedade, “se estamos a cuidar bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade”.
Participado por comissários das CPCJ (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens) do distrito de Viseu e profissionais sociais que exercem a sua actividade na área da infância e juventude, o evento começou com a visualização do episódio “A Infância Negada” daquele documentário. Passou-se, de seguida, ao world café (método para estimular diálogos e colaborações), desenvolvido em três mesas de discussão, pelas quais foram distribuídos as seguintes questões: Que diagnóstico fazemos do nosso território sobre a “Infância negada”?; Que desafios e limitações no âmbito de atuação das CPCJ?; Como pensamos o futuro? / Que medidas / projetos de intervenção podemos fazer de forma colaborativa?.
Seguindo a metodologia do world café, houve rotação dos participantes por cada uma das mesas durante um determinado período de tempo e no final os relatores de cada grupo apresentaram um apanhado geral de partilhas e contributos, passando-se depois ao respectivo debate, que proporcionou contributos adicionais aos já apurados.
Segundo informação dos organizadores, os resultados da iniciativa vão dar lugar a um documento informativo e de suporte para que adquiram maior impacto na concretização de mudanças a nível da pobreza infantil.
Sem comentários: