Organizado pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu, o 3.º Festival de Arte Inclusiva realizou-se no passado dia 03 de Maio, no Centro Cultural de Carregal do Sal, de parceria com a Rede Social Concelhia e com a participação do Centro de Educação Especial Reabilitação e Integração de Alcobaça (CEERIA); da APPACDM de Sabrosa (Vila Real) e do Estabelecimento de Vila Pouca (Santa Comba Dão) da APPACDM de Viseu.
Momentos musicais, de dança e teatro foram apresentados por técnicos e utentes daquelas instituições, demonstrando que a utilização das expressões artísticas para fins terapêuticos contribui para o bem-estar, a diversão e a inclusão social dos respectivos clientes. A par, foram deixadas mensagens para reflectir e despertar consciências.
A assistir esteve um público especial, maioritariamente constituído por alunos do 1.º ciclo da Escola Básica Nuno Álvares de Carregal do Sal e da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes de Cabanas de Viriato, alunos da turma de Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, utentes e técnicos da Associação de Solidariedade Social de Lafões (ASSOL), da Clínica de Recuperação e Tratamento da Toxicodependência (CRTT) de Carregal do Sal, do Núcleo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV) e da Cooperativa de Solidariedade Social Vários, de Tondela.
Emília Dias, directora executiva da APPACDM de Viseu, fez uma resenha do trabalho desenvolvido por aquela instituição desde a sua fundação, do seu crescimento e do investimento realizado.
Ana Cristina Borges, vereadora da Câmara Municipal e presidente da Rede Social Concelhia, saudou todos os presentes e enalteceu a prestação dos intervenientes, tendo ainda salientado a importância do festival de arte inclusiva ao comprovar que “somos todos diferentes, todos iguais”.
A APPACDM de Viseu brindou os protagonistas do festival com um troféu, assim como os parceiros e colaboradores do concelho anfitrião na realização do evento, designadamente a Câmara Municipal, a Rede Social, o Agrupamento de Escolas e os Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal. Por sua vez, a Câmara Municipal também ofereceu lembranças do concelho a todos os participantes.
Sem comentários: