É com alguma emoção, diremos, que falamos aqui e agora, daquilo que nos enche de orgulho também. Um orgulho enorme pela força de vontade, empenho, espírito de sacrifício e o agarrar à vida para contrariar um enorme revés.
Custa-nos recordar aquele mau momento de 15 de Outubro de 2017 (o trágico incêndio), em que todos nós perdemos. Uns mais, outros menos, e os nossos Amigos que são referidos em título, estão no grupo dos mais afetados. Perderam a sua habitação!
De então para cá, todo o processo de reabilitação foi difícil e aqui, usamos a expressão que foi um dos pilares do Armando que muitas vezes no-la transmitiu, face à burocracia e a outras dificuldades que teve de enfrentar para conseguir os seus intentos – “teimosia”. E foi graças a essa teimosia que agora se sente enriquecido por ter conseguido reabilitar a habitação própria, fazendo com que o nº 10 da Rua/Travessa da Cancela, em Treixedo, nunca mais fosse o mesmo.
A “São” (Conceição, sua esposa), não esconde igualmente a alegria que lhe vai na alma e só lamenta não poder ter acompanhado com mais intensidade o marido, porque a sua saúde não tem permitido. Mas fez o que pôde e complementa com ele, com o filho Leandro e a nora Joana, a felicidade de uma família que vê agora o futuro com outros olhos.
E este casal, que orgulha os treixedenses pela sua postura na sociedade em que se encontra inserido, quis agora chamar ao novo “lar” aqueles que consideram terem dado ajuda preciosa no seu processo de reabilitação, tanto psicológica como do próprio imóvel. E essas pessoas lá estiveram, em dia que ficará, igualmente, na memória de todos: 2 de Fevereiro de 2019! O Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, elementos da “Deco”, do Grupo “Tudo ou Nada – Escola Raiz”, Presidente e Tesoureiro da nossa União de Freguesias, integraram esse grupo de Amigos presentes e que também participaram na bênção da habitação, levada a cabo pelo nosso pároco Virgilio Rodrigues. Esses mesmos Amigos fizeram questão de ofertar-lhes uma lembrança, que passou a ocupar espaço na casa nova.
Quatro dias mais tarde -6 de Fevereiro- o imóvel foi palco para a entrega oficial da chave pela mão da Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro Ana Abrunhosa, cerimónia em que estiveram também presentes os Presidentes da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e da União de Freguesias de Treixedo e Nagozela, elementos ligados às firmas construtoras e alguns amigos.
A nossa região está a sofrer um processo de reabilitação a todos os níveis e, como esta, há mais histórias dignas de relato a que nós, certamente, aqui procuraremos dar realce.
Parabéns AMIGOS “São” e Armando, e que a sorte vos acompanhe sempre, por aquilo que merecem.
Sem comentários: