Recent Posts

Criatividade das IPSS deu êxito à tarde interactiva da Rede Social do Concelho de Carregal do Sal

Promovida pela Câmara Municipal de Carregal do Sal, através da Rede Social Concelhia, realizou-se na passada sexta-feira, 23 de Fevereiro, mais uma agradável tarde interactiva de dança, teatro e muita criatividade, proporcionada por utentes e técnicos de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho e de outras instituições convidadas.

Centena e meia de pessoas deram boa moldura ao auditório, onde também se encontravam José Batista, vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Cristina Borges, vereadora da Acção Social, Marília Pêga, chefe do Sector da Acção Social, Joana Carvalho Lopes, representante do Centro de Saúde, Pe. Álvaro Arede, responsável da Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde e da Fundação Comendador José Nunes Martins, José Cruz (cabo chefe) e Ricardo Sousa (cabo), representantes da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR de Santa Comba Dão, na condição de convidados, e os bombeiros voluntários Jasen Júnior e João Albuquerque, da corporação de Carregal do Sal, em serviço de prevenção, e uma representação (técnica e utentes) da Clínica de Recuperação e Tratamento da Toxicodependência.

Conduzido na apresentação por Cristina Lopes, técnica superior de comunicação da Câmara Municipal, o espectáculo começou com nova participação da Cooperativa de Solidariedade Vários, de Tondela, cujos técnicos e utentes coreografaram os temas musicais “Girls”, de Marcus e Martinus, e “Abre los Ojos”, de Madre Tierra. Foram dois momentos alegres e de bom ritmo.

Ao som de “Take a Chance on me”, dos ABBA, o Pólo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV) apresentou a coreografia seguinte. Sucederam-se as crianças da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal em coreografia da música “O Quadrado” e dança de roda ao som do tema “O peixinho vai nadando”. Depois, em conjunto com utentes do Lar da mesma instituição, dançaram ao som de “Apita o Comboio” e “Oh Rosa arredonda a saia”. A alegria da coreografia dos ABBA e a ternura das crianças cativaram a assistência. Os utentes da Cáritas Paroquial de Beijós dançaram e divertiram-se na coreografia de “Time of my life” (dança comigo), tema principal do filme Dirty Dancing. Num ritmo quente e apaixonante, deram boa conta do palco.

A teatralização de uma aula da “Escola dos Traquinas”, levada ao palco pela Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde e pela Fundação Comendador José Nunes Martins, e o sketch teatral “O bilhete do comboio”, interpretado por Mimi Fontes e Orísia Silvestre, alunos Universidade Sénior de Carregal do Sal, proporcionaram dois momentos bem parodiados e puseram o público às gargalhadas.

Numa reposição de uma série de canções vencedoras do Festival da RTP da Canção, os utentes do Centro Social Professora Elisa Barros Silva, de Cabanas de Viriato, cada um fazendo playback do respectivo cantor, fizeram ouvir e rever, em apresentação powerpoint, as participações de António Calvário, Simone de Oliveira, Madalena Iglésias, Eduardo Nascimento, Paulo de Carvalho, Tonicha, Manuela Bravo, José Cid, Dina, Anabela e Sara Tavares nos respectivos festivais da Eurovisão. Foi uma forma original de homenagear a canção portuguesa e aqueles cantores, rematada com um hino a Cabanas de Viriato.

Como tem sucedido ultimamente, coube novamente ao grupo “As Fantásticas”, constituído pelas técnicas das IPSS, pela vereadora Cristina Borges e pela técnica da autarquia Marília Pêga, encerrar as actuações, desta vez numa coreografia da canção “A Desfolhada”, que Simone de Oliveira levou ao Festival da Canção da RTP há precisamente 50 anos (24 de fevereiro de 1969). Outra bonita homenagem, com direito a repetição.

Antes daquela repetição, a vereadora, também presidente da Rede Social, agradeceu aos directores, técnicas e utentes das instituições participantes, à GNR e aos Bombeiros pela colaboração prestada, deixando o desejo de continuar a contar com essa colaboração.

Foram duas horas de especial animação, confraternização e união solidária, em que ficou bem demonstrado o cuidado que cada instituição teve em melhorar a sua participação no espectáculo e até surpreender pela qualidade e originalidade do trabalho apresentado.

FOTOS

Lino Dias

Criatividade das IPSS deu êxito à tarde interactiva da Rede Social do Concelho de Carregal do Sal Criatividade das IPSS deu êxito à tarde interactiva da Rede Social do
Concelho de Carregal do Sal Reviewed by Rui Dias on fevereiro 25, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.