Recent Posts

VII Feira Social de Carregal do Sal reuniu instituições do concelho em novo convívio intergeracional

O parque de estacionamento das traseiras do Julgado de Paz, em Carregal do Sal, acolheu mais uma edição anual da Feira Social na passada sexta-feira, 14 de Setembro, das 10h00 às 16h00, organizada pela Rede Social Concelhia, com colaboração da Câmara Municipal e das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.
Além da habitual participação da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal, da Fundação José Nunes Martins de Oliveira do Conde, do Centro Social Prof.ª Elisa Barros Silva de Cabanas de Viriato, do Pólo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral e das Cáritas de Oliveira do Conde e Beijós, também o Núcleo da Associação Mãos Unidas Padre Damião de Carregal do Sal e a Cooperativa Vários de Tondela, repetentes do ano passado, assim como o Núcleo Beira Dão da Associação Pais em Rede, em primeira vez, se juntaram à iniciativa.
No total, eram nove as bancas, uma de cada instituição, ali instaladas com venda de produtos para angariação de fundos, como, por exemplo, artesanato elaborado por colaboradores e utentes das respectivas instituições, bolos, pão, fruta, legumes, hortaliça, compotas e louça.
Sendo importante o contacto entre gerações e a partilha de afectos e de experiências, a iniciativa resultou também num agradável convívio social e intergeracional entre idosos institucionalizados e crianças em ocupação de tempos livres (OTL) das férias escolares, neste caso, ocupadas em programas do Núcleo da Associação Mãos Unidas e das Férias Desportivas Municipais.
Uns e outros interagiram, de forma mais efectiva, na animação recreativa que habitualmente envolve os utentes e os colaboradores das IPSS. Da parte da manhã, nessa animação apenas participaram as crianças e respectivos cuidadores da Creche da Santa Casa da Misericórdia e do OTL do Núcleo da Associação Mãos Unidas. De tarde foi vez de os idosos fazerem a festa. A música popular portuguesa preencheu as actuações dos utentes da Cáritas de Oliveira do Conde, primeiro, e da Cáritas de Beijós, a seguir. Depois, os utentes do Lar do Centro Social Prof.ª Elisa Barros Silva surpreenderam a assistência com a recriação de três tradições do meio rural – as vindimas, a calca do vinho e a desfolhada – acompanhadas de cantares ligados aqueles trabalhos.
Voltando a actuar da parte da tarde, as crianças do OTL do Núcleo da Associação Mãos Unidas encerraram aquela animação, ficando assim também encerrada esta edição da feira social. Primeiro exibiram-se numa dança circular celta e depois numa coreografia da música brasileira “Olha a Onda”, à qual se juntaram alguns utentes do Pólo da Associação de Paralisia Cerebral, idosos dos IPSS, técnicas e as crianças das férias desportivas municipais.
A iniciativa foi supervisionada por Cristina Borges, responsável do pelouro da Acção Social, e Marília Pêga, chefe da Divisão de Acção Social da Câmara Municipal, e contou com a presença de uma ambulância e socorristas dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, durante todo o dia, e de uma brigada da GNR (cabos Ricardo Sousa e José Cruz), durante a tarde.
Houve ainda ocasião para cantar os parabéns de aniversário à vereadora e a duas crianças aniversariantes, cantados, portanto, por três vezes, o que contribuiu ainda mais para uma jornada repleta de boas sensações, com muita festa e boa disposição. Solicitada a um depoimento acerca da feira, disse a vereadora: “Correu muito bem. Estávamos com receio do calor, mas correu sempre um ventinho que ajudou a ter uma temperatura agradável. Os participantes gostaram, divertiram-se e ficou provado que é uma boa iniciativa e não pode deixar de realizar-se”.

FOTOSVÍDEO

Lino Dias

VII Feira Social de Carregal do Sal reuniu instituições do concelho em novo convívio intergeracional VII Feira Social de Carregal do Sal reuniu instituições do concelho em
novo convívio intergeracional Reviewed by Rui Dias on setembro 16, 2018 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.