“Saúde Oral Para Todos” foi o mote da cerimónia que decorreu esta manhã, 18 de setembro, na Sala Luís Freitas Branco do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e que contou com a assinatura de protocolos de colaboração entre 65 municípios, entre eles o Município de Mangualde, e as cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS), no âmbito do alargamento do projeto dos médicos dentistas nos cuidados de saúde primários, para as famílias com maior vulnerabilidade social e financeira.
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, estiveram presentes nesta cerimónia, assim como o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, em representação do Município.
João Azevedo sublinhou a importância desta medida: “Possibilita que as pessoas mais desfavorecidas tenham, algumas delas pela primeira vez, cuidados de saúde oral. Essas famílias mais vulneráveis têm agora a possibilidade de recorrer a estes serviços dentários, que de outra forma não conseguiriam aceder”. Outro aspeto a sublinhar para o autarca é o facto de os municípios se unirem para alcançar objetivos globais mais fortes: “Juntos temos uma expressão mais nacional e com isso conseguimos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com maior vulnerabilidade. Esta sinergia natural entre o Governo e a Administração Local é essencial para o bem-estar da população, para melhorar os cuidados de proximidade”.
.
Município de Mangualde
Sem comentários: