Realizou-se no passado dia 12 o tradicional Passeio dos Idosos do concelho de Mortágua, promovido pela Câmara Municipal, que contou com cerca de 740 participantes. Este ano o Passeio teve como destino a zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês, caracterizada pela beleza natural, a biodiversidade e a riqueza do património arqueológico, geomorfológico e cultural.
A visita à região fez-se por duas das cinco “Portas” de entrada no Parque: a Porta do Mezio (Arcos de Valdevez) e a Porta do Lindoso (Ponte da Barca). Estas “Portas” funcionam como centros de receção, informação, e de promoção de atividades de educação e interpretação ambiental. A etapa da manhã, com passagem pelo interior da Vila de Arcos de Valdevez, terminou num dos parques que integram a Porta do Mezio, onde teve lugar o almoço. Neste parque foi possível visitar o Parque da Biodiversidade, onde estão representadas espécies da flora autóctone, e o Centro de Interpretação dedicado ao mundo rural, onde se podem observar objetos e meios que se utilizavam antigamente na agricultura.
Após o almoço seguiu-se no roteiro a aldeia do Soajo, com as suas ruas de pedra e casas de granito, o Largo do Eiró com o seu pelourinho (Monumento Nacional), e sobretudo um imponente conjunto de 24 espigueiros de construção granítica, situados num ponto alto, e com uma magnífica vista para a serra. Ao longo do trajeto foi possível observar os cavalos selvagens (garranos) e as vacas da raça Cachena, que deambulam livremente junto às estradas e encostas da serra.
A viagem prosseguiu até ao Lindoso (outra das portas de entrada no Parque Nacional), com passagem ao longo do rio Lima, Central Hidroelétrica do Alto do Lindoso, e visita ao castelo, fundado no séc. XIII. O interior do castelo possui núcleos museológicos, como sala de Armas na Torre e o Forno Comunitário, assim como achados arqueológicos pré-históricos. O castelo oferece vista para um núcleo de espigueiros de pedra, 67 no total, sendo o maior núcleo do género entre os vários que existem na região do parque.
Apesar da viagem longa e do calor, a generalidade dos participantes gostou do passeio, desde logo pelas paisagens, mas também pelo convívio e a descoberta de mais um pedacinho deste belo Portugal.
.
Sem comentários: