Recent Posts

V Feira Social de Carregal do Sal reafirmou a importância do convívio entre instituições da área social

IMG_0001.JPG

O parque municipal do Julgado de Paz, em Carregal do Sal, foi novamente preferido para mais uma edição da Feira Social, realizada ontem, 10 de Julho, das 10h00 às 16h00, reunindo as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.

Organizada pela Rede Social Concelhia, com o objectivo de divulgar e sensibilizar a comunidade para o trabalho desenvolvido por aquelas instituições, esta quinta edição contou, tal como as anteriores, com a participação da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal, da Fundação José Nunes Martins de Oliveira do Conde, do Centro Social Prof.ª Elisa Barros Silva de Cabanas de Viriato, das Cáritas de Oliveira do Conde, Beijós e Parada e do Pólo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral.

A iniciativa assume-se também como convívio social e cultural entre os utentes das instituições da área social e a comunidade, tendo esta voltado a corresponder e a deixar a organização plenamente satisfeita.

Com o intuito de angariar fundos, as instituições participantes colocaram à venda produtos manufacturados por colaboradores e utentes das mesmas, assim como géneros alimentares, incluindo frutas e hortícolas oferecidas, para o efeito, pelas Juntas de Freguesia. Houve algumas bancas que esgotaram tudo o que havia para vender, principalmente no tocante a petiscos, caldo verde e bebidas.

A animação tem sido outra vertente de envolvimento dos utentes e colaboradores das IPSS na Feira Social e isso voltou a acontecer desta vez, mas com a novidade de ter sido repartida entre a manhã e a tarde daquele dia. Outra novidade foi a colaboração das crianças do Jardim de Infância “O Ninho”, da Santa Casa da Misericórdia, que abriram a animação da manhã com a canção “Uma velha que morava na ilha”. Seguiram-se as actuações dos grupos de utentes e colaboradores da Cáritas Paroquial de Beijós, com a dança “Poeira”, e do Centro Social Prof.ª Elisa Barros Silva, com a dança “Os nossos idosos”. Da parte da tarde, foi vez dos grupos da Cáritas de Oliveira do Conde/Fundação José Nunes Martins, com o “Malhão, malhão”, e da Santa Casa da Misericórdia, com a dança encenada da “Aldeia da Roupa Branca” e as canções “Ponha aqui o seu pezinho”, “Alecrim” e “Dá cá um beijo”.

Em palavras a esta reportagem no final da feira, Marília Pêga, técnica superior/chefe da Divisão de Acção Social da Câmara Municipal, além de focar a importância da mostra das actividades de cada instituição, realçou a boa adesão da comunidade e a confraternização entre os utentes das diferentes IPSS do concelho. Deixou também uma palavra de apreço ao grupo de crianças da formação de teatro infantil do NACO que, próximo dali, estiveram a ensaiar a peça que iam apresentar à noite. Em apreciação ao modo como este encontro de instituições da área social decorreu, afirmou: “No geral, correu tudo muito bem e estes cinco anos de Feira Social têm mostrado que se trata de uma boa iniciativa e que deve continuar a fazer-se”.

Lino Dias

V Feira Social de Carregal do Sal reafirmou a importância do convívio entre instituições da área social V Feira Social de Carregal do Sal reafirmou a importância do convívio
entre instituições da área social Reviewed by Rui Dias on julho 11, 2015 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.