JEF – Jovens Estudantes em Férias
Com o objetivo de proporcionar umas férias mais ativas e diferentes aos jovens após o final do ano letivo, o Município de Mortágua está a promover vários programas ocupacionais dos tempos livres de verão, com características e destinatários diferentes.
Um desses programas é o JEF – Jovens Estudantes em Férias, que arrancou no passado dia 29 de junho. O programa convida os jovens do concelho a ocuparem os seus tempos livres de férias de uma forma válida e diferente, desenvolvendo atividades de caráter cívico. Alguns jovens estão a dar apoio no funcionamento de vários equipamentos municipais, como Piscinas, Biblioteca, outros estão integrados nas equipas de vigilância florestal ou ainda a dar apoio às atividades de outro programa ocupacional de verão do Município – as “Férias Ativas”, destinado a um público mais jovem.
O programa JEF envolve um total de 100 jovens, distribuídos por quatro grupos e quinzenas, prolongando-se até ao dia 21 de agosto. Por cada quinzena de ocupação, os jovens recebem uma compensação financeira, uma espécie de bolsa, permitindo-lhes, por exemplo, aplicar essa bolsa nos seus planos de férias.
Férias Ativas… com muito desporto
Outro programa ocupacional de verão que está a decorrer é as “Férias Ativas”, envolvendo 170 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos. Este programa decorre de 6 a 24 de julho e proporciona sobretudo atividades lúdico-desportivas, que decorrem nos vários equipamentos municipais (Piscinas, Pavilhão, Centro Educativo, Campo relvado da Gandarada), bem como ao ar livre. Entre as atividades desportivas a desenvolver contam-se Futebol, Andebol, Basquetebol, Ténis, Natação, Canoagem, entre outras.
Através do desporto e do convívio, o programa ajuda ainda a promover um conjunto de valores pedagógicos associados à prática dos desportos coletivos, como a disciplina, o companheirismo, o espírito de grupo e o fair-play.
O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que estes programas “são uma resposta a uma necessidade sentida pelos jovens numa altura em que muitos não sabem o que fazer após o términus do ano letivo, proporcionando-lhes umas férias mais “ativas” e em socialização, em vez de ficarem em casa agarrados à televisão e à Internet”. Além disso, acrescenta, estes programas são também importantes para os jovens “em termos do seu desenvolvimento pessoal e aprendizagem de novas experiências fora do contexto escolar, mais viradas para a cidadania ativa”.
Há ainda uma outra finalidade associada, que é o apoio às famílias, numa fase em que os filhos ficam a maior parte do dia sozinhos em casa enquanto os pais estão a trabalhar, havendo mais preocupação por parte destes. “Aqui estão a fazer atividades diversificadas e em convívio com outros jovens, pensamos que é muito mais saudável para eles e os pais também ficam mais tranquilos”.
Estudantes de Mortágua na “Universidade Júnior”
Pelo nono ano consecutivo, o Município de Mortágua patrocinou a participação de estudantes do concelho nos cursos de verão da “Universidade Júnior”.
Durante uma semana, de 29 de junho a 3 de julho, 69 alunos dos 8º, 9º, 10º e 11º anos tiveram oportunidade de conhecer a Universidade do Porto, a vivência académica e estar envolvidos em atividades científico-pedagógicas que lhes permitiram explorar futuras áreas, como a Química, a Biologia, a Geologia, a História, o Desporto, a Cultura, a Arte, entre outras, além de conviver com jovens de vários pontos do país.
O Município, à semelhança de anos anteriores, assegurou as despesas da participação, nomeadamente transporte, estadia e propina de inscrição.
Com esta iniciativa, é objetivo do Município sensibilizar e motivar os estudantes para a meta da formação universitária, incentivando-os à continuação e empenho nos estudos, e nesse sentido, esta experiência pré-universitária poderá ser marcante.
Por outro lado, considera-se que esta experiência também é benéfica para o desenvolvimento pessoal e a vivência cívica dos alunos, contribuindo para abrir horizontes e para uma maior consciencialização sobre os desafios do futuro.
O Programa “Universidade Júnior” consiste em Cursos de verão, de caráter científico e apoiados por professores e investigadores da Universidade do Porto, e abrange áreas tão diversificadas como as Ciências, as Tecnologias, as Humanidades, as Artes e o Desporto, tentando apoiar o processo de escolha vocacional que os alunos terão de fazer ao longo do seu percurso escolar.
É o maior programa nacional de programa nacional de iniciação de jovens ao ambiente universitário, envolvendo mais de 5000 jovens de todo o país.
.
Nota informativa – CM Mortágua

Sem comentários: