Recent Posts

Programas ocupacionais do Município de Mortágua envolvem 340 jovens nas férias de verão

JEF – Jovens Estudantes em Férias

Com o objetivo de proporcionar umas férias mais ativas e diferentes aos jovens após o final do ano letivo, o Município de Mortágua está a promover vários programas ocupacionais dos tempos livres de verão, com características e destinatários diferentes.

Um desses programas é o JEF – Jovens Estudantes em Férias, que arrancou no passado dia 29 de junho. O programa convida os jovens do concelho a ocuparem os unnamed (3).jpgseus tempos livres de férias de uma forma válida e diferente, desenvolvendo atividades de caráter cívico. Alguns jovens estão a dar apoio no funcionamento de vários equipamentos municipais, como Piscinas, Biblioteca, outros estão integrados nas equipas de vigilância florestal ou ainda a dar apoio às atividades de outro programa ocupacional de verão do Município – as “Férias Ativas”, destinado a um público mais jovem.

O programa JEF envolve um total de 100 jovens, distribuídos por quatro grupos e quinzenas, prolongando-se até ao dia 21 de agosto. Por cada quinzena de ocupação, os jovens recebem uma compensação financeira, uma espécie de bolsa, permitindo-lhes, por exemplo, aplicar essa bolsa nos seus planos de férias.

Férias Ativas… com muito desporto

Outro programa ocupacional de verão que está a decorrer é as “Férias Ativas”, envolvendo 170 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos. Este programa decorre de 6 a 24 de julho e proporciona sobretudo atividades lúdico-desportivas, que decorrem nos vários equipamentos municipais (Piscinas, Pavilhão, Centro Educativo, Campo relvado da Gandarada), bem como ao ar livre. Entre as atividades desportivas a desenvolver contam-se Futebol, Andebol, Basquetebol, Ténis, Natação, Canoagem, entre outras.

Através do desporto e do convívio, o programa ajuda ainda a promover um conjunto de valores pedagógicos associados à prática dos desportos coletivos, como a disciplina, o companheirismo, o espírito de grupo e o fair-play.

O Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, refere que estes programas “são uma resposta a uma necessidade sentida pelos jovens numa altura em que muitos não sabem o que fazer após o términus do ano letivo, proporcionando-lhes umas férias mais “ativas” e em socialização, em vez de ficarem em casa agarrados à televisão e à Internet”. Além disso, acrescenta, estes programas são também importantes para os jovens “em termos do seu desenvolvimento pessoal e aprendizagem de novas experiências fora do contexto escolar, mais viradas para a cidadania ativa”.

Há ainda uma outra finalidade associada, que é o apoio às famílias, numa fase em que os filhos ficam a maior parte do dia sozinhos em casa enquanto os pais estão a trabalhar, havendo mais preocupação por parte destes. “Aqui estão a fazer atividades diversificadas e em convívio com outros jovens, pensamos que é muito mais saudável para eles e os pais também ficam mais tranquilos”.

Estudantes de Mortágua na “Universidade Júnior”

Pelo nono ano consecutivo, o Município de Mortágua patrocinou a participação de estudantes do concelho nos cursos de verão da “Universidade Júnior”.

Durante uma semana, de 29 de junho a 3 de julho, 69 alunos dos 8º, 9º, 10º e 11º anos tiveram oportunidade de conhecer a Universidade do Porto, a vivência académica e estar envolvidos em atividades científico-pedagógicas que lhes permitiram explorar futuras áreas, como a Química, a Biologia, a Geologia, a História, o Desporto, a Cultura, a Arte, entre outras, além de conviver com jovens de vários pontos do país.

O Município, à semelhança de anos anteriores, assegurou as despesas da participação, nomeadamente transporte, estadia e propina de inscrição.

Com esta iniciativa, é objetivo do Município sensibilizar e motivar os estudantes para a meta da formação universitária, incentivando-os à continuação e empenho nos estudos, e nesse sentido, esta experiência pré-universitária poderá ser marcante.

Por outro lado, considera-se que esta experiência também é benéfica para o desenvolvimento pessoal e a vivência cívica dos alunos, contribuindo para abrir horizontes e para uma maior consciencialização sobre os desafios do futuro.

O Programa “Universidade Júnior” consiste em Cursos de verão, de caráter científico e apoiados por professores e investigadores da Universidade do Porto, e abrange áreas tão diversificadas como as Ciências, as Tecnologias, as Humanidades, as Artes e o Desporto, tentando apoiar o processo de escolha vocacional que os alunos terão de fazer ao longo do seu percurso escolar.

É o maior programa nacional de programa nacional de iniciação de jovens ao ambiente universitário, envolvendo mais de 5000 jovens de todo o país.

.

Nota informativa – CM Mortágua

Programas ocupacionais do Município de Mortágua envolvem 340 jovens nas férias de verão Programas ocupacionais do Município de Mortágua envolvem 340 jovens nas
férias de verão Reviewed by Rui Dias on julho 09, 2015 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.