Pelas 14h30 do dia 25 de Novembro decorreu no Auditório Municipal uma sessão plenária do Programa Rede Social – Conselho Local de Acção Social de Santa Comba Dão.
Da ordem de trabalhos definida para a reunião destacaram-se três pontos: a apresentação, pela equipa do RSI de Santa Comba Dão, da actividade “Balanço e avaliação da medida de RSI no concelho, referente a 2009”, o ponto de situação do Plano de Actividades para 2010 e a análise social do concelho.
A Equipa de RSI apresentou aos parceiros do CLAS uma resenha do trabalho efectuado no concelho desde 2007, sendo que este consubstancia em encontros presenciais como o atendimento social, as sessões de acompanhamento psicológico e a intervenção sócio-educativa em gabinete, as visitas domiciliárias, as sessões grupais e o acompanhamento a outros serviços.
Sobre o protocolo de Rendimento de Inserção Social no concelho de Santa Comba Dão, foi também esclarecido que este tem como objectivo acompanhar de perto as famílias beneficiárias através da intervenção de uma equipa multidisciplinar constituída por uma Técnica de Serviço Social, uma Técnica de Psicologia Clínica, uma Técnica de Educação Social e três Ajudantes de Acção Directa de forma a potenciar a prestação pecuniária destas famílias.
De uma forma sumária, em 2009, no concelho, a percentagem de beneficiários em relação à população em geral não ultrapassou os 2%, sendo que a maioria dos agregados familiares beneficiários se registou na freguesia de Santa Comba Dão atingindo uma taxa de 25%. Curiosamente, a freguesia que apresenta um índice mais baixo é a freguesia de Nagosela que atinge os 2% de agregados familiares beneficiários.
Relativamente ao balanço do Plano de Actividades de 2010 da Rede Social, o CLAS tomou conhecimento das actividades concluídas e em fase de conclusão, tendo sido proposta e aprovada por unanimidade a retirada da actividade “Gabinete de Promoção da Igualdade”, justificada pela indisponibilidade de meios técnicos e logísticos para a sua concretização.
Neste âmbito, aproveitou-se a sessão para dar conhecimento aos parceiros da aprovação de um curso de “Educação / Formação Parental” de Nível II, com carga horária de 60 horas a ministrar em horário laboral entre os dias 09 e 22 de Dezembro.
Relativamente à análise social do concelho de Santa Comba Dão os presentes manifestaram a sua preocupação sobre os dados recolhidos que apontam para um aumento, ainda que pouco significativo, da chamada pobreza envergonhada registando-se um ligeiro aumento de pedidos de necessidades rápidas, nomeadamente de bens alimentares às juntas de freguesia e às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) através do denominado Circuito de Comunicação Único. Até Outubro deste ano registaram-se doze pedidos de ajuda.
Comunicado: Gabinete de Comunicação e Imagem / Conselho Local de Acção Social

Sem comentários: