Para eliminar 41 pontos negros (alguns dos quais no Distrito de Viseu: EN 236-6 e IP3, junto à descida do Botão e na EN 234, próximo de Nelas) as Estradas de Portugal (EP) vão investir, em 2009, 35 milhões de euros.
O objectivo é tratar melhor as vias que estão sob a sua jurisdição. O anúncio foi feito pelo Director do Departamento Rodoviário, António Martins, na Delegação Regional de Viseu das Estradas de Portugal, em conferência de imprensa.
Todas as acções inspectivas a implementar foram acompanhadas pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e forças policiais. A sinalização horizontal e vertical e sua compatibilização, o registo de todos os acidentes, atempadamente, para que se possa prevenir a ocorrência de pontos negros ou de outras zonas onde ocorrem os acidentes são algumas das funções da EP, entidade que deverá igualmente ‘conhecer muito bem também os passeios e as passagens dos peões de modo o poder intervir em meio urbano, o que é considerado de transcendente importância. António Martins disse que é do conhecimento dos problemas que se pode e deve ter uma ‘actuação assertiva na construção de passeios e de passadeiras’, a fim de que não haja perigo para os seus utilizadores, isto é, colocando-as onde são necessárias e é possível tecnicamente e não ao gosto de cada um, na medida em que algumas acabam por induzir os peões numa falsa segurança…
Em determinadas zonas os condutores não interiorizam que aí se encontra uma nova sinalética, resultando daí consequências gravíssimas. A colocação de semáforos vai obedecer também a critérios técnicos, evitando a sua proliferação em muitos casos desnecessária. Falar na prevenção em acidentes rodoviários, aproximando a sua redução dos 100 % não é fácil. Antes, ‘a incerteza do comportamento humano num complexo sistema de transportes conduz à conclusão que é irrealista ter a expectativa que todos os acidentes podem ser prevenidos’. As travessias urbanas, a sinalização vertical de curvas e a melhoria das condições de aderência dos pavimentos são outras acções a implementar gradualmente e sempre que surjam situações justificativas. Todos os anos será elaborado um Plano de Segurança Rodoviária para se poder verificar se existem ou não novos pontos negros ou outros problemas a envolver a rede.
(Notícias de Viseu)

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