Recent Posts

GNR dinamizou acção de sensibilização contra roubos e furtos em Cabanas de Viriato

Imagem 001.jpgDepois de uma semana antes, no dia 3, ter estado em Beijós, o comandante do Posto da GNR de Carregal do Sal, sargento Liodoro Rodrigues, fez nova apresentação da acção de sensibilização “Alertar Para Roubos e Furtos“, ontem, 10 de Março, desta vez em Cabanas de Viriato, também com lugar em instalações da Junta de Freguesia.
Destinada a pessoas com mais de 65 anos de idade, esta apresentação contou com a adesão de duas dezenas de participantes, os quais foram informados e alertados para os métodos utilizados pelos burlões, tendo ainda ocasião de colocarem algumas questões e dúvidas sobre o tema abordado.
Entre os conselhos que deu, aquele agente recomendou que não se deve confiar em estranhos bem falantes ou cheios de boas intenções, nem andar com muito dinheiro, objectos de valor e carteiras na mão ou no bolso, de forma visível. Além disso, conforme disse, deve-se desconfiar de esquemas que ofereçam dinheiro fácil e exigir identificação a desconhecidos que se apresentem como funcionários da Água, da Luz, dos CTT, da Segurança Social e de bancos, não os deixando entrar em casa se restarem dúvidas, nem dar a perceber que se está sozinho. Neste caso, aconselhou que se finja estar em casa algum familiar ou amigo, chamando por ele, ou que se chame por um vizinho, fingindo que vai lhe pedir a opinião. Ter sempre à mão números de telefone da GNR, de familiares e amigos, para serem contactados em caso de urgência, foi outro dos conselhos sugeridos.
Relativamente ao modo de actuar dos burlões, que descreveu como “homens ou mulheres geralmente bem vestidos, bem falantes, com voz calma e afável, com uma conversa convincente e cativante que levam as pessoas a fazer aquilo que não querem”, Liodoro Rodrigues avisou que se apresentam como familiares, amigos de familiares, funcionários da Segurança Social, dos CTT, bancários ou médicos, mostrando intenção de ajudar as pessoas, por exemplo, a trocar o dinheiro porque as notas perderam validade ou vão sair de circulação, ou a substituir o cartão Multibanco velho por um novo.
No tocante ao habitual “conto do vigário”, recomendou que se desconfie sempre de alguém que se apresente como familiar a pedir dinheiro, a entregar uma encomenda destinada a um filho, ou a pretender entregar uma elevada quantia de dinheiro, oferecendo uma boa recompensa em troca de ajuda. Ao explicar como se deve agir perante tais situações, elucidou que a pessoa contactada deve manter a calma, não se precipitar, nem mostrar sinais de nervosismo e, se for ameaçada, deve procurar atrair a atenção de outras pessoas gritando. Fixar ou anotar elementos respeitantes ao veículo do burlão (ex: matrícula, marca, modelo, cor, direcção que seguiu, número de ocupantes) e aos burlões (ex: idade, altura, sexo, etnia, cabelo, cor dos olhos, bigode, barba, óculos, tatuagem, sinais, percings, roupa, deficiência) “é caminho andado para a captura dos burlões”, segundo afirmou.
Imagem 003.jpgNo final, da parte da assistência, foram expostos alguns casos de tentativa de abordagem por parte de burlões e pedida opinião acerca de outras situações que possam surgir. Depois de Liodoro Rodrigues ter dado resposta às questões apresentadas, Atílio Nunes, presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, também presente, agradeceu-lhe a sensibilização que ali fez e também a anteriormente feita em Beijós.
Estas acções inserem-se no Pano de Acção da Rede Social Concelhia e são desenvolvidas pela GNR em parceria com a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Vão continuar a 17 de Março, nas instalações da Junta de Freguesia de Sobral, às 17h30; a 7 de Abril, nas instalações do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, às 20h00; e a 21 de Abril, nas instalações do Centro Cultural de Currelos (Casal da Torre), às 16 horas.

Lino Dias

GNR dinamizou acção de sensibilização contra roubos e furtos em Cabanas de Viriato GNR dinamizou acção de sensibilização contra roubos e furtos em Cabanas
de Viriato Reviewed by Rui Dias on março 11, 2009 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.