O Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Carregal do Sal reuniu ontem, 15 de Fevereiro, no salão nobre dos Paços do Concelho, sob a presidência de Maria Isabel Azevedo, com quatro pontos na ordem de trabalhos.
No primeiro ponto, a presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), Ana Isabel Ribeiro, apresentou o relatório de avaliação de actividade de 2021 daquela estrutura.
No ponto seguinte, a coordenadora do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 4G), Cristina Ferrão apresentou o relatório de execução anual daquele programa social de proximidade, reportado ao ano 2021, focando a sua intervenção nos resultados das iniciativas realizadas e no número de famílias abrangidas em cada acção desenvolvida.
No terceiro ponto, o plenário analisou o parecer do núcleo executivo da Rede Social referente à candidatura da Fundação José Nunes Martins ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais. Foi aprovado por unanimidade.
No último ponto, Isabel Azevedo prestou informações em relação ao número de candidaturas ao programa “Nascer Carregal”, ao número de beneficiários do Cartão 66, incluindo renovações, e ao número de munícipes que usufruem do programa Actividade Física Sénior+55. Fez ainda referência à transferência de competências da área da Acção Social para as autarquias.
Segundo informação da Câmara Municipal, a presidente do CLAS esclareceu que aquela transferência de competências obedece a legislação publicada recentemente, havendo possibilidade dessas competências serem assumidas pela Câmara Municipal a partir de 01 de Janeiro de 2023, o que irá ser submetido à respectiva deliberação da Assembleia Municipal.
Sem comentários: