O fabrico artesanal e manual de bonecas de trapos entrou na rotina dos idosos que frequentam o Centro de Dia da Associação Progressiva de Santo António do Alva (APSAA), no concelho de Oliveira do Hospital.
A atividade surgiu como reflexo de “uma grande vontade de conviver e trabalhar” sentida pelos utentes da instituição. Se inicialmente, os trabalhos se iniciaram com o fabrico de almofadas, puffs, sacas para o pão e para a medicação, com recurso a materiais cedidos por indústrias locais, rapidamente se evoluiu para o fabrico destas Bonecas do Alva, uma atividade que valoriza a tradição, os saberes e as memórias destas pessoas.
Esta atividade, que estimula as capacidades cognitivas, a motricidade fina, a criatividade, a percepção tátil, a percepção visual, a memória, a atenção, a concentração, a partilha de ideias e a socialização, permite também aos idosos recordar a sua infância e juventude, sendo uma terapia de reminiscência com um valor emocional muito grande.
Já foram fabricadas mais de 50 destas bonecas do Alva, que remetem para as tradições e para a vida das populações locais. Além das versões mais tradicionais, também existem bonecas que são porta-chaves ou ímanes para o frigorífico.
É possível encomendar e comprar estas bonecas artesanais por telefone (238 691 253 ou 914 461 044), ou através do Facebook da instituição. É uma possibilidade de oferecer uma prenda de Natal original, e apoiar a atividade social da APSAA, cujo trabalho incide nas valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, que foi particularmente reforçado no período pandémico, mas também no apoio à comunidade onde se insere e em atividades culturais e desportivas, como a Tuna, o Rancho Folclórico ou a equipa de Futsal, englobando todas as gerações e num trabalho de grande envolvimento da juventude.
.
Fonte: Nota de imprensa
Sem comentários: