Recent Posts

Bonecas de trapos envolvem comunidade em Santo António do Alva (Oliveira do Hospital)

O fabrico artesanal e manual de bonecas de trapos entrou na rotina dos idosos que frequentam o Centro de Dia da Associação Progressiva de Santo António do Alva (APSAA), no concelho de Oliveira do Hospital.

A atividade surgiu como reflexo de “uma grande vontade de conviver e trabalhar” sentida pelos utentes da instituição. Se inicialmente, os trabalhos se iniciaram com o fabrico de almofadas, puffs, sacas para o pão e para a medicação, com recurso a materiais cedidos por indústrias locais, rapidamente se evoluiu para o fabrico destas Bonecas do Alva, uma atividade que valoriza a tradição, os saberes e as memórias destas pessoas.
Esta atividade, que estimula as capacidades cognitivas, a motricidade fina, a criatividade, a percepção tátil, a percepção visual, a memória, a atenção, a concentração, a partilha de ideias e a socialização, permite também aos idosos recordar a sua infância e juventude, sendo uma terapia de reminiscência com um valor emocional muito grande.
Já foram fabricadas mais de 50 destas bonecas do Alva, que remetem para as tradições e para a vida das populações locais. Além das versões mais tradicionais, também existem bonecas que são porta-chaves ou ímanes para o frigorífico.

É possível encomendar e comprar estas bonecas artesanais por telefone (238 691 253 ou 914 461 044), ou através do Facebook da instituição. É uma possibilidade de oferecer uma prenda de Natal original, e apoiar a atividade social da APSAA, cujo trabalho incide nas valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, que foi particularmente reforçado no período pandémico, mas também no apoio à comunidade onde se insere e em atividades culturais e desportivas, como a Tuna, o Rancho Folclórico ou a equipa de Futsal, englobando todas as gerações e num trabalho de grande envolvimento da juventude.

.

Fonte: Nota de imprensa

Bonecas de trapos envolvem comunidade em Santo António do Alva (Oliveira do Hospital) Bonecas de trapos envolvem comunidade em Santo António do Alva
(Oliveira do Hospital) Reviewed by Rui Dias on novembro 23, 2021 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.