Recent Posts

Reunião descentralizada do CLAS de Mangualde aproxima parceiros da realidade local

Realizou-se na passada quinta-feira, dia 15 de março, a reunião descentralizada do Conselho Local de Ação Social de Mangualde (CLASM). O encontro, que decorreu no Centro Paroquial da Cunha Baixa, contou com a presença de Maria José Coelho, Vereadora do Município de Mangualde e Presidente do CLASM, do Presidente da Junta de Freguesia da Cunha Baixa, da Diretora Técnica do Centro Paroquial da Cunha Baixa e dos parceiros membros do CLASM.

Este encontro, que decorreu na sequência da descentralização encetada anteriormente, teve como objetivo aproximar os parceiros das realidades locais, avaliar as potencialidades e as dificuldades do território, tendo em atenção a demografia, o envelhecimento, a baixa natalidade e os seus recursos. Teve ainda como objetivo dar a conhecer as respostas sociais integradas que ajudam a minimizar a pobreza e exclusão social, potenciando a coesão.

A reunião do CLASM teve como ordem de trabalhos a aprovação do Plano de Ação do CLASM para 2018, a apresentação do programa Rede Local de Intervenção Social (RLIS) e do serviço contratualizado – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social – SAAS, por parte da entidade que a suporta (Centro Paroquial da Cunha Baixa). A RLIS assenta numa lógica de intervenção articulada e integrada de entidades com responsabilidade no desenvolvimento da ação social que visa potenciar uma atuação concertada dos diversos organismos e entidades envolvidas na prossecução do interesse público e promover a implementação de novos mecanismos de atuação e diferentes estratégias de ação em resposta às necessidades sociais.

Apresentados Programa OTL e Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”

Foi ainda apresentado pelo IPDJ o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e o Programa OTL – Ocupação de Tempos Livres.

O Programa OTL é um programa que visa promover a ocupação dos tempos livres dos jovens incentivando a participação em projetos para a comunidade, desenvolvendo capacidades e competências pessoais e sociais.

Já o Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

Neste momento, está a decorrer a fase de candidaturas para entidades promotoras ao programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.

.

Município de Mangualde/Comunicação

Reunião descentralizada do CLAS de Mangualde aproxima parceiros da realidade local Reunião descentralizada do CLAS de Mangualde aproxima parceiros da
realidade local Reviewed by Rui Dias on março 20, 2018 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.