O comboio Intercidades da manhã da Linha da Beira Alta, procedente de Guarda com destino a Lisboa, descarrilou hoje, 04 de Março, pelas 08h40, entre Santa Comba Dão e Mortágua, à entrada do túnel do Coval, a poucos quilómetros da estação de Santa Comba Dão, devido ao deslizamento de terras na barreira do lado esquerdo, provavelmente provocado pela intensidade da chuva e por os taludes da linha e as encostas na zona estarem desprovidos de vegetação em resultado dos incêndios do passado mês de Outubro.
Mais de 70 passageiros foram transportados para as instalações da associação cultural e recreativa do Coval, povoação do concelho de Santa Comba Dão, onde ficaram a aguardar resolução da CP para prosseguimento da viagem aos seus destinos. Não há registo de feridos.
Imagem aqui publicada, da SIC Notícias, mostra o local do descarrilamento e o amontoado de terras que provocou esse acidente, sendo também visível que a carruagem de 1.ª classe/restaurante está descarrilada, parte dela debaixo do túnel, e que as três últimas carruagens se mantêm carriladas.
Além daquela carruagem, também a máquina descarrilou, mas não é visível na imagem se mais alguma carruagem incorporava a composição e foi arrastada para debaixo do túnel que suporta uma estrada da povoação do Sobral.
Ao local acorreram viaturas e operacionais dos Bombeiros Voluntários de Mortágua e de Santa Comba Dão, responsáveis da Protecção Civil Municipal dos dois concelhos e o comandante do CODIS de Viseu, Miguel Ângelo David, assim como técnicos e trabalhadores da própria empresa ferroviária.
.
Lino Dias
Sem comentários: