25 de Novembro é o Dia Internacional para a eliminação da violência contra as mulheres. O MDM – Movimento Democrático de Mulheres – vai assinalar esta data com iniciativas em vários pontos do país. Entre exposições, debates e projecções de documentários, destacamos a apresentação de uma Aplicação para Smartphone de apoio a vítimas de violência doméstica, desenvolvida no âmbito do Projecto “Mulher Q Vive + aQui”, no distrito de Évora.
O MDM considera que a violência contra as mulheres é um flagelo social, que apesar da legislação, da prevenção e da protecção das vítimas, atingiu, em Portugal, níveis extremos nos últimos anos. Este agravamento da violência não está desligado do empobrecimento e da perda de independência económica das mulheres decorrente das políticas de austeridade.
O MDM apela às mulheres para que exerçam os seus direitos, ao governo para que faça cumprir os direitos das mulheres e à sociedade para que respeite a dignidade das mulheres. Apela à luta por uma vida digna sem opressão nem discriminação, por uma sociedade onde as relações entre as pessoas, entre mulheres e homens, se baseiem no respeito pelos valores da solidariedade, igualdade e companheirismo.
Agenda de iniciativas:
24 de Novembro
11h00 – Inauguração da Exposição «De Pleno Direito e à Luz da Igualdade» – Biblioteca Pública de Évora
16h00 – Inauguração da exposição «Em Pé de Igualdade» e Aplicação VIVER + AQUI – Câmara Municipal de Évora
16h30 – Lançamento da Aplicação VIVER + AQUI – Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora
18H30 – Debate «Formas de exploração no feminino: a prostituição e a pobreza», com a participação de Inês Fontinha (O Ninho) – Hotel Orquídea, Funchal
25 de Novembro
9h00 – Acção de Sensibilização – Praceta junto à Residencial Rossio, Canas de Senhorim
10h00 – Inauguração da exposição “Violências” – Escadas de Santo André, Covilhã
16h00 – Apresentação do filme «Chicas Nuevas 24 Horas», de Mabel Lozano – Casa das Artes, Porto
18h00 – Acção de Sensibilização – Caminhada pelo Fim da Violência Contra as Mulheres – Alameda 5 de Outubro, Albergaria-a-Velha
20h30 – Tertúlia “Vamos falar sobre violência” – Padaria Monteiro, Canas de Senhorim
20h00 – Jantar e debate “A violência contra as mulheres” – Restaurante Montiel, Covilhã
27 de Novembro
14h30 – Oficinas para a Igualdade – Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Évora
.
MDM
Sem comentários: