Recent Posts

VI Feira da Rede Social de Carregal do Sal juntou IPSS do concelho em animado convívio

Entrega simbólica do “Cartão 66” e estreia do Ateliê Mãos Unidas

fizeram a diferença desta edição da feira social concelhia

IMG_0001.JPG

Pelo sexto ano consecutivo, a Rede Social Concelhia de Carregal do Sal voltou a juntar as instituições particulares e solidariedade social (IPSS) do concelho no parque do Julgado de Paz, nesta sexta-feira, 15 de Setembro, num ambiente de feira, convívio e divertimento, com o objectivo de divulgar e sensibilizar a comunidade para o trabalho desenvolvido por aquelas instituições.

Além da habitual participação da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal, da Fundação José Nunes Martins de Oliveira do Conde, das Cáritas de Beijós, Oliveira do Conde e Parada, do Pólo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral (APCV), da Cooperativa Vários de Tondela e da Clínica de Recuperação e Tratamento da Toxicodependência (CRTT), também a Associação Mãos Unidas Padre Damião se juntou à iniciativa, este ano pela primeira vez.

À excepção da CRTT, que se associou à iniciativa somente com a presença de utentes da sua área de tratamentos, e da Associação Mãos Unidas, que se apresentou com o “Ateliê Mãos Unidas de Carregal do Sal”, todas as outras instituições participaram com bancas de venda de produtos elaborados pelos seus técnicos, colaboradores e utentes, e também com venda de géneros alimentares (bolos, fruta, hortícolas, etc.), alguns oferecidos pelas juntas de freguesia, associando-se assim à pretendida angariação de fundos.

Não sendo a angariação de fundos o seu objectivo nesta sua participação, o ateliê da Associação Mãos Unidas fez divulgação das suas actividades, a iniciar no próximo dia 21 de Setembro, com o objectivo de dotar as crianças de princípios e valores que potenciem as suas competências, sendo um complemento de apoio às crianças nos seus estudos, através de um apoio individualizado, de forma a promover e estimular o seu desenvolvimento cognitivo, pessoal e socio-afetivo. Além disso, a instituição disponibiliza à população consultas de Terapia da Fala e consultas de Psicologia, com um custo acessível, o que pôde ser já experimentado nesta feira social, gratuitamente, através da Unidade Móvel de Saúde na realização de rastreios de terapia da fala. Conforme explicado pelas técnicas Marta Sillen (terapeuta da fala) e Carina Póvoas (assistente social), doravante, aquela unidade móvel percorrerá as sedes de freguesia do concelho para o rastreio aos interessados.

Decorrendo a feira das 10h00 às 16h00 e tendo a animação sido distribuída durante todo esse período, da parte da manhã exibiram-se os utentes da Santa Casa da Misericórdia, com uma canção popular portuguesa, e a APCV brindou os presentes com uma coreografia. Da parte da tarde, foi a vez dos utentes da Fundação José Nunes Martins/Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde, e a APCV voltou a exibir nova coreografia.

O presidente da Câmara Municipal, Rogério Abrantes, visitou a feira na abertura da mesma, juntamente com a vereadora da Ação Social, Ana Cristina Borges, a qual esteve também na parte final da feira, altura em que também foi notada a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Carregal do Sal, António Pinto, e do responsável da Fundação José Nunes Martins e da Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde, P.e Álvaro Arede. De salientar também a presença da GNR e dos Bombeiros, em serviço de segurança e prevenção.

Já em final da feira, a vereadora Cristina Borges usou da palavra para agradecer a participação de todos, destacando a colaboração anterior. Afirmou: “Foram quatro anos muito agradáveis, de muita entrega, de muita partilha; espero, sinceramente, que continuemos com esta partilha e com esta proximidade”. Foi também oportunidade para proceder à entrega dos primeiros “Cartão 66”, tendo a vereadora esclarecido que se trata de um cartão que dá direito a descontos em produtos e serviços prestados por estabelecimentos e entidades aderentes. Para já, e estando mais acordos em vias de concretização, esses descontos são concedidos pela Câmara Municipal e pelas firmas Óptica Médica das Beiras, Grupo Flipótica Carregal do Sal, Consultório Dentário Dr.ª Fátima Gomes Rodrigues, Clínica de Dalila Monteiro, Clínica Dentária Cristina Ferreira, DIMED – Clínica Médica e Dentária, Óptica Médica da Visão, Ourivesaria Moreira, XPTO – Queirós e Carvalho, Lda.

Uma largada de balões do Ateliê Mãos Unidas marcou de forma diferenciadora o encerramento desta sexta edição da feira social, com balões distribuídos por utentes, técnicas, colaboradores e populares que se quiseram associar-se àquela apreciada iniciativa.

Lino Dias

VI Feira da Rede Social de Carregal do Sal juntou IPSS do concelho em animado convívio VI Feira da Rede Social de Carregal do Sal juntou IPSS do concelho em
animado convívio Reviewed by Rui Dias on setembro 15, 2017 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.