Foi um fim de semana bastante preenchido, este que englobou os dias 8 e 9 de Junho de 2016, com actividades bem diversificadas.
E como a ordem cronológica se impõe, falemos do primeiro destes dois dias. Manhã fresca, sem o receio da chuva que não fora anunciada, e o rumo para a Senhora da Ribeira a canalizar os nossos utentes/clientes para mais um grande encontro. Foi este o 6º Encontro das Instituições de Apoio a Idosos do nosso concelho, que contou neste ano com a participação dos CENTROS SOCIAIS E PAROQUIAIS DE TREIXEDO, de S. JOANINHO, de COUTO DO MOSTEIRO e de S. JOÃO DE AREIAS, do LAR SANTA CRUZ do Rojão Grande, da ERPI-SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SANTA COMBA DÃO e do CENTRO DE BEM ESTAR SOCIAL PROFESSOR OLIVEIRA E COSTA, de Pinheiro de Ázere, este o responsável deste ano pela organização. Foi notória, também, a presença do Presidente da Camara Municipal de Santa Comba Dão – Dr. Leonel Gouveia, que quis associar-se nesta festividade.
Naturalmente que talvez se fale deste grande evento noutro espaço, e pensando que isso venha a acontecer, aqui estaremos nós mais focados, então, para a nossa terra, uma parte desse acontecimento num total de cerca de duzentos idosos a que se juntaria meia centena de funcionários e dirigentes das instituições presentes, num impressionante colorido levado por toda aquela gente, algo que não será fácil esquecer.
De parabéns está a organização, que fez um trabalho exemplar, digno de realce. O programa foi diversificado, com todos os intervenientes a participar de forma entusiástica em vários cenários, que foram da música à interpretação, todos eles bastante aplaudidos por todos. Os párocos Carlos Casal, Virgilio Rodrigues e Pedro Leitão celebraram a eucaristia, naquele espaço tão aprazível.
Passada esta primeira fase do programa, o almoço teve igualmente lugar de destaque. Ultrapassado este e já em período de algum repouso, passou a ouvir-se a música interpretada pelo Agrupamento Musical NUNO FILIPE, de Pinheiro de Ázere, que permitiu a que pudessem dar-se passos de dança e a que não ficaram indiferentes alguns dos idosos, incluindo treixedenses.
Depois de servido o lanche, preparava-se o regresso, já num final de tarde em que o sol deixou imagem linda. No adeus dos muitos amigos espalhados pelas diversas instituições, depois de matarem as saudades a conviver e a recordar histórias das suas vidas, desejaram também que, se antes não fosse possível, pudessem pelo menos voltar a encontrar-se no próximo ano em S. João de Areias.
E o Centro Social e Paroquial de Treixedo não parou. No dia 9, à noite, a actividade degustativa agendada teve lugar nas suas instalações. Como actividade, ela foi considerada um êxito, dentro das contingências. Os que afluíram gostaram e bailaram. A música, a boa música não faltou e de parabéns está o agrupamento musical treixedense RITMO KALIENTE (João Ferreira e Silvia), que de forma graciosa se associou a mais este acontecimento solidário. Para estes amigos conterrâneos fica o agradecimento da organização pela sua colaboração, com o desejo dos maiores êxitos nesta sua actividade.
Os responsáveis pelo Centro Social e Paroquial de Treixedo não páram e querem continuar a oferecer aos seus conterrâneos, actividades que os mantenham ligados entre si, num processo de confraternização, tão importante nos dias de hoje. Estejam portanto atentos, porque as novidades poderão aparecer a qualquer momento. E a pensar sempre nos nossos idosos!
Por tudo o que tem acontecido, nunca será de mais dizer MUITO OBRIGADO A TODOS!…
Alberto Costa

Sem comentários: