Clínica de Recuperação e Tratamento da Toxicodependência assinalou Dia Mundial da Poesia em Carregal do Sal
No passado dia 21 de Março os utentes da Clínica de Recuperação e Tratamento da Toxicodependência (CRTT) celebraram o Dia Mundial da Poesia com um projeto único e diferente.
O projecto consistiu em declamar o poema “Ser Poeta” de Florbela Espanca em algumas instituições públicas de Carregal do Sal, nomeadamente a Câmara Municipal, o Julgado de Paz, a Junta de Freguesia de Carregal do Sal e a Biblioteca Municipal.
Na Câmara Municipal fomos recebidos pela Dr.ª Cristina Borges, Vereadora do Pelouro de Acção Social, pela Dr.ª Marília Pêga, representante da Divisão de Acção Social, e pelos funcionários presentes.
Para “adoçar” esta apresentação, os utentes e as técnicas da CRTT que os acompanhavam, a Assistente Social, Dra. Cátia Almeida, e a Animadora Sociocultural, Catarina Pina, terminaram a apresentação a cantar o poema declamado com os presentes.
Para não virar costas sem antes deixar uma pequena lembrança, foi entregue em cada um destes locais o poema “Essência”, escrito pela Dr.ª Marta Santos, Diretora Clínica da CRTT.
No fim da tarde, o grupo regressou à instituição com a sensação de dever cumprido, pois certamente alegraram a tarde das pessoas que os ouviram, marcando assim a diferença. E no dia dedicado à poesia, pequenos gestos fizeram a diferença.
A Equipa da CRTT
ESSÊNCIA
No meio de uma calçada
A pedra que colhi
Me escolheu,
Entre tantas
iguais de tão diferentes.
No orvalho da manhã,
Na agitação do dia,
No calmo escuro da noite…
A pedra pisada,
Com mais força,
Menos força;
mantém-se no seu lugar.
Tempo que começa,
Tempo que passa
e a pedra no seu lugar…
Gastam-se arestas
altera-se a forma
mas mantém-se a essência
de verdadeira pedra forte e dura
que perdura…
Vão arrastá-la
movê-la e chutá-la,
colocá-la em outro lugar
mas permanece essência pura,
de pedra forte e dura…
Nova forma será conquistada
Por mãos de afeto moldada
esculpida a arte nela
a pedra
em outro lugar…
mais bela…
mantém a verdadeira essência pura
de pedra que sempre foi ela…
M.S.

Sem comentários: