Município de Mortágua promove espaço de partilha de conhecimento para a população sénior com a “Academia Saber+”
Este projeto lançado pelo Município surge da necessidade de criar uma oferta que sirva a população sénior, valorizando a importância crescente deste grupo na sociedade. A “Academia Saber+” apresenta-se como uma resposta a todos os que procuram melhorar o conhecimento da realidade envolvente, pela criação de um espaço onde a aprendizagem se faz numa perspetiva informal, voluntária, partilhada, promovendo o conceito de aprendizagem ao longo da vida.
A “Academia Saber+” tem por destinatários pessoas com 50 ou mais anos de idade, que tenham vontade de aprender e saber mais, de partilhar experiências, saberes e vivências.
Valorizar a experiência, melhorar a qualidade de vida, promover a cidadania ativa, a procura e o acesso à informação, são os fundamentos que tornam este projeto pertinente desenvolvendo a dimensão social do Concelho
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte, “este projeto visa responder a uma necessidade da população sénior em termos de aquisição e atualização de conhecimentos, e ao mesmo tempo “quer valorizar a experiência e o saber acumulados que estas pessoas possuem, adquiridos ao longo da sua vida pessoal e profissional”.
“Estas pessoas têm ainda muito para dar à sociedade e para ensinar aos mais novos, e na nossa perspetiva podem dar um contributo ativo em diversas áreas, sejam culturais, sociais, cívicas”.
Além de um espaço de troca de conhecimentos, a Academia será também um espaço de convívio, partilha, socialização. “É também muito salutar esse aspeto, sobretudo para algumas pessoas que vivem sozinhas, porque certamente vão fazer novos amigos e reganhar energia, ânimo e motivação para novas descobertas e desafios”.
A “Academia Saber+” abre as portas à participação das instituições, à partilha, ao convívio intergeracional, ao voluntariado, contribuindo para a qualidade de vida de todos os intervenientes.
Pensada com um foco no futuro, a “Academia Saber+”, propõe-se desenvolver um programa diversificado e multidimensional que assenta na partilha de conhecimento, abrangendo áreas como o inglês, a música, a informática, as expressões, a cidadania e o património. Ao longo do ano serão também organizados workshops, conferências e visitas temáticas.
Uma das preocupações da academia é a recolha de informação acerca do Concelho de Mortágua, ambicionando criar um espólio capaz de caracterizar a história e as suas gentes.
Centrada na Câmara Municipal, a “Academia Saber+” desenvolverá as suas atividades regulares nos espaços da Biblioteca Municipal e do Centro de Animação Cultural. Sempre que as atividades o justifiquem outros espaços serão utilizados.
As inscrições já estão abertas e decorrem na Secretaria da Câmara Municipal de Mortágua, Biblioteca Municipal de Mortágua e no Posto de Turismo de Mortágua.

Sem comentários: