A Câmara Municipal de Carregal do Sal assinalou o Dia do Animal na manhã de 8 de Outubro, na Escola Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, com uma sessão de informação/sensibilização proferida pelo veterinário municipal, Paulo Jaime Matos, e dirigida aos alunos dos 3.º e 4.º anos.
Após a saudação da vereadora Ana Cristina Borges, os mais de 30 alunos ouviram e partilharam dicas sobre a responsabilidade de ter animais de estimação. Cuidados de higiene, vacinação, escolha do animal certo em função do espaço e condições do alojamento, disponibilidades económicas e de tempo, foram algumas das cautelas que o veterinário lhes recomendou.
Paulo Matos reforçou a ideia de que não basta querer ter um animal de estimação, recomendando então que é imperativo respeitar as regras previstas na lei e ter em conta determinadas condições essenciais ao bem-estar do animal, dos respectivos donos e da comunidade em geral. Ao alertar para o número cada vez mais elevado de animais abandonados, lembrou a existência do Centro de Recolha Oficial, vulgarmente conhecido por Canil Municipal, e a necessidade de controlo de nascimentos.
A comemoração do Dia do Animal terminou com a apresentação de alguns animais de estimação: um cão, uma gata, uma iguana e uma cobra, os dois primeiros do próprio médico veterinário e os outros de Luís Ricardino, que habitualmente se disponibiliza para colaborar na iniciativa, como já sucedeu, de forma intercalar, naquela escola e no Centro Educativo Nun’Álvares de Carregal do Sal. Entusiasmados e bastante interactivos, os alunos tiveram, assim, a oportunidade de ver de perto aqueles animais e, os mais corajosos, de lhes tocar.
Na informação à imprensa, a Autarquia refere ainda que, no fim, foram distribuídos flyers sobre o tema da sessão.

Sem comentários: