A Câmara Municipal de Carregal do Sal está a desenvolver um novo projecto de âmbito social, denominado “Interagir para (Re)Viver”, com o objectivo de levar um conjunto de actividades (leitura, conto, música e desporto) aos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
No âmbito do incentivo à leitura, a actividade “A Biblioteca n’um Lar” propõe a hora do conto e ateliês de expressão plástica e dramática como forma de estimular a autoestima, a criatividade, a expressividade da voz e a escrita criativa, indo culminar na construção de um espectáculo.
“Explorar o imaginário dos contos tradicionais portugueses, tendo por base o objecto livro, são os objectivos da autarquia e das técnicas da Biblioteca Municipal que vão operacionalizar esta parte do projecto”, refere nota da autarquia à comunicação social, acrescentando que, no fim, os idosos vão ser convidados a construir uma manta de histórias com retalhos alusivos aos contos que ouviram e dramatizaram, a qual ficará exposta na Biblioteca Municipal.
A nível da música e do desporto, é desenvolvido um programa destinado aos idosos, que abrange dança, expressão corporal e recolha oral e escrita da literatura e tradições da região, numa espécie de cancioneiro popular e etnografia, centrando-se no “conhecimento ímpar” dos idosos que “importa transmitir enquanto herança social, cultural e educacional”, segundo realça a autarquia.
Além disso, através do projecto “Envelhecimento Activo”, o Sector do Desporto vai fazer estimular os utentes das IPSS à realização de jogos diversificados e exercícios físicos, de equilíbrio, de perícia e manutenção de objectos.
Promovido pelo Sector de Acção Social e dinamizado por técnicos da autarquia, o projecto “Interagir para (Re)Viver” contempla a realização de actividades de cada área, uma vez por mês, em cada uma das IPSS.
Sem comentários: