Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo assinalou mês da prevenção dos maus-tratos na infância
No passado mês de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo (CPCJ) associou-se à campanha nacional de ABRIL, MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA, através da realização de diversas atividades que pretenderam alertar a comunidade para o importante papel que todos nós em geral e cada um em particular podemos ter na prevenção dos maus-tratos às crianças.
A abrir o mês, foi colocada uma tarja alusiva a esta causa na fachada do edifício dos Paços do Concelho, bem como um laço azul gigante na rotunda da Segurança Social.
De forma a que a mensagem passasse para a maioria dos pais de crianças, foi distribuído o “Calendários dos Afetos” por todos os alunos dos Ensinos Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico do concelho. Este calendário propunha uma atividade para cada dia do mês, a ser realizada entre pais e filhos, de modo a que as relações parentais possam ser fortificadas e se valorize, cada vez mais, a família enquanto célula fundamental do desenvolvimento da criança.
Simultaneamente, foi distribuída a História do Laço Azul pela comunidade educativa, que serviu de base e inspiração para todo o trabalho que foi realizado pelos e com os alunos.
No dia 12 de abril realizou-se a “Caminhada Azul”, numa iniciativa conjunta entre a CPCJ e o Gabinete de Desporto, Juventude e Tempos Livres da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e que teve como principal propósito sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e para o dever de denúncia a que todos nós estamos sujeitos. Esta iniciativa, na qual foram distribuídas t-shirts azuis para as primeiras 70 inscrições, teve a adesão de cerca de 90 pessoas, que se quiseram associar à causa.
A finalizar o mês, na última semana de abril realizou-se uma largada simbólica de balões azuis por todos os estabelecimentos de ensino do concelho e foi apresentado, na Escola Básica Integrada de Ínsua, um hino alusivo ao tema dos maus-tratos na infância, preparado pelos alunos o 6º ano.
A CPCJ de Penalva do Castelo congratula todos os envolvidos na realização destas atividades, particularmente o forte envolvimento sentido em toda a comunidade educativa no trabalho levado a cabo com os seus alunos.
E não se esqueça que SÓ O CORAÇÃO PODE BATER!
Gabinete de Comunicação

Sem comentários: