A Igreja da Misericórdia de Penalva do Castelo foi palco da realização do XVI Encontro de Janeiras, no passado dia 4 de janeiro. O evento foi organizado, conjuntamente, pela Câmara Municipal de Penalva do Castelo e Associação Cultural Concertinas do Dão contando com a brilhante atuação de catorze coletividades culturais do concelho: o “Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia”, as “Concertinas do Dão”, o “Grupo de Cantares Pena Alba”, o “Grupo de Cantares de Pindo”; os “Escuteiros”, a “Tuna Realense”, a “Tuna de São Martinho de Pindo”, a Casa do Povo de Esmolfe, as escolas de música da Associação Cultural Castro Pena Alba, Vila Cova do Covelo e da Ínsua, a Banda Musical e Recreativa, o Rancho Folclórico de Penalva do Castelo e a Associação Cultural, Social, Recreativa e Desportiva de Germil – “Os Melros”.
A tarde foi preenchida com a interpretação de três temas por coletividade, alusivos à tradição das janeiras, alguns originais e outros recolhidos na região. Desde as crianças das escolas de música até aos grupos com mais longo historial, foi possível assistir a um interessante e diversificado momento musical. A par do excelente desempenho das diversas coletividades foi ainda possível evocar tradições etnográficas e folclóricas arreigadas sobretudo no meio rural.
A Igreja da Misericórdia, com uma acústica excelente, aliada ao desempenho dos grupos, proporcionou um grande momento musical e cultural.
O Encontro de Janeiras é um marco da programação concelhia e constitui um dos pontos altos da recreação cultural no concelho de Penalva do Castelo, fomentando o convívio e o espírito associativo entre as diversas coletividades culturais concelhias.
No final do espetáculo, decorreu na Sede da Banda de Penalva do Castelo um lanche de confraternização entre as coletividades e quantos quiseram associar-se a este convívio.
Sem comentários: