A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo, em colaboração com a Câmara Municipal, associa-se, pelo segundo ano consecutivo, ao Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
No âmbito desta comemoração foram desenvolvidas várias iniciativas, destacando-se: a exposição “Direitos da Criança”, alusiva aos 10 princípios consagrados na “Declaração dos Direitos da Criança”, que entre os dias 14 e 26 de abril está patente na Biblioteca Municipal e nos dias 28, 29 e 30 na sede do Agrupamento de Escolas; a distribuição, nos dias 03 e 04 de abril, por todos os alunos dos estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1º CEB do concelho de calendários alusivos aos direitos da criança, de modo a que este tema seja tratado no contexto escolar e familiar; a distribuição de laços azuis (símbolo da prevenção dos maus tratos na infância) junto da comunidade e instituições locais; a colocação de um laço azul gigante na rotunda D. Sancho I, de modo a que a mensagem que se pretende transmitir chegue ao maior número possível de pessoas.
Está prevista a realização de uma sessão de cinema para alunos do ensino secundário, com o visionamento de um filme alusivo à temática, de forma a promover a partilha de ideias, a reflexão e o debate.
A proteção das crianças e jovens é uma responsabilidade de todos e com a realização destas atividades pretende-se consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, através do fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e do fundamental envolvimento comunitário.
A MELHOR FORMA DE TRATAR O MAU-TRATO É IMPEDIR QUE ACONTEÇA!
.
Gabinete de Comunicação

Sem comentários: