Foi alterado para Serviço de Boleias Gratuitas o serviço gratuito de transporte que a Fundação Lapa do Lobo disponibiliza, desde o passado dia 3 de Fevereiro, às populações dos concelhos de Nelas e de Carregal do Sal, de segunda a sexta-feira, assegurado por uma viatura de 9 lugares (incluindo o condutor), conduzida por um profissional credenciado.
Decorrendo em percurso circular, entre as 9h00 e as 18h00, e sempre com partida de Lapa do Lobo, às 09h00, 11h00, 14h00 e 16h00, este serviço é efectuado entre Lapa do Lobo, Canas de Senhorim, Nelas e povoações do concelho de Carregal do Sal, por forma a facilitar a deslocação dos interessados a destinos constantes do respectivo itinerário. No concelho de Carregal do Sal, serve as povoações de Laceiras, Cabanas de Viriato, Travanca de S. Tomé, Carregal do Sal, Oliveirinha e Fiais da Telha nas viagens com partida de Lapa do Lobo às 09h00 (sentido Nelas/Carregal do Sal/Lapa do Lobo) e às 16h00 (sentido Carregal do Sal/Nelas/Lapa do Lobo).
Os interessados neste serviço de boleias deverão aceder ao mesmo nas paragens do percurso, que estarão devidamente assinaladas em cada localidade abrangida.
Os horários serão rigorosamente cumpridos, assim como os locais de paragem, o que deverá ser tido em conta pelos respectivos utentes. No entanto, o motorista poderá decidir sobre alguma eventual paragem excepcional noutros locais, mas não serão permitidos desvios ao percurso.
Os menores de 12 anos só podem utilizar este serviço desde que acompanhados por um adulto e os menores de 9 anos com menos de 1,35m de altura terão ainda de apresentar-se com o respectivo dispositivo de segurança previsto na lei (cadeira, “ovo” ou assento de altura).
A lotação máxima de 8 utentes não pode ser excedida, respeitando-se a ordem de chegada em caso de haver número maior de pessoas no início do percurso ou em qualquer outra paragem. Além disso, os utentes não podem transportar volumes que não possam colocar debaixo do seu assento ou levar ao colo.
É exigido que os utentes pautem o seu comportamento pelas boas regras de civilidade, higiene e segurança, nomeadamente acatando e respeitando as instruções dadas pelo motorista, sem perturbar a sua atenção à condução, e não danificando nem sujando a viatura.
O motorista poderá recusar a entrada na viatura a pessoas que se encontrem sob influência de álcool ou de estupefacientes e a utentes cujo comportamento seja susceptível de provocar distúrbios, sendo também proibido fumar dentro da viatura.
A Fundação Lapa do Lobo é proprietária da viatura e presta este serviço por iniciativa própria, sem receber quaisquer contrapartidas públicas ou privadas, competindo-lhe, exclusivamente, determinar as regras destas boleias, podendo alterá-las sempre que assim o entender ou achar necessário e até suspender ou cancelar o serviço em qualquer altura.

Sem comentários: