Recent Posts

III Encontro Anual da União de Familiares e Amigos do Surdo de Viseu

A aprovação da Carta Social da pessoa surda em 17 de Novembro de 2012, levou a Guarda Nacional Republicana, nomeadamente o Comando Territorial de Viseu, a considerar a necessidade de manter contacto com as associações de surdos, com o intuito de contribuir para a redução das dificuldades encontradas pelas pessoas no Distrito, potencializando assim a ação da Secção de Programas Especiais nessa área.

Neste sentido, nasceu uma colaboração espontânea entre o Comando Territorial de Viseu/GNR, a União de Familiares e Amigos do Surdo de Viseu (UFASV) e o Centro de Recursos TIC (CRTIC) para a Educação Especial.

A colaboração e a interação, do Comado com a UFASV evidência, uma atitude e expressão de compartilhar informação e comunicação, cuja prioridade é promover as relações entre surdos e ouvintes, baseado na prestação de auxílio reciproco sempre que se vislumbra necessidade de apoio.

Os Centros de Recursos TIC para a Educação Especial decorrem de uma política de inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, de carácter prolongado, no ensino regular e da medida inserida no Plano de Ação para a Integração das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade.

Por sua vez, a Guarda Nacional Republicana, tem um papel inclusivo dos cidadãos com necessidades especiais, independentemente do motivo, eliminando eventuais barreiras à discriminação.

Anualmente, a UFASV realiza um encontro, estando este ano previsto para o dia 05 de Outubro de 2013, pelas 16H00, na Escola de Galifonge, em Lordosa – Viseu. A UFASV convidou o Comando a estar presente.

O Comando irá estar presente com a mostra de algumas valências, nomeadamente uma demonstração de cinotécnica, a presença de uma patrulha a cavalo e uma moto do Trânsito.

Neste encontro, um militar da Seção de Programas Especiais de Viseu, irá fazer a sua apresentação em linguagem gestual e posteriormente, através de um intérprete dará os conselhos habituais sobre segurança às crianças e pais surdos.

Posteriormente e com a presença dos parceiros será feita a entrega simbólica do primeiro folheto da Guarda em braille a uma criança invisual.

Esta política de proximidade e de cooperação entre a GNR e a UFASV na área da deficiência auditiva pode proporcionar em varias áreas da sociedade, o respeito pela igualdade e cultura da comunidade surda em Viseu, aceitando e promovendo a Língua Gestual Portuguesa.

.

 GNR/CTViseu/SOITRP (comunicado)

III Encontro Anual da União de Familiares e Amigos do Surdo de Viseu III Encontro Anual da União de Familiares e Amigos do Surdo de Viseu Reviewed by Rui Dias on outubro 04, 2013 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.