Organizada pela Câmara Municipal, através da Rede Social, realizou-se no dia 10 de dezembro, uma Tarde Interativa que envolveu a participação das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho.
Contando com a participação do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, do Pólo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, da Cáritas Paroquial de Beijós, da Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde e Fundação José Nunes Martins, do Centro Social Professora Elisa Barros Silva de Cabanas de Viriato e da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal, a iniciativa ficou marcada pela animação e pelo convívio proporcionados aos utentes das IPSS.
As atuações abriram com a representação do Agrupamento de Escolas, que brindou os participantes com a interpretação e quatro temas musicais, interpretados em voz e acompanhados à viola, a cargo de Mariana Cortez, Beatriz Rito (alunas) e do professor de educação musical José Eduardo.
Depois foi a vez de os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais do Pólo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu subirem ao palco e surpreender todos com a apresentação de um tema que marcou os anos sessenta: “Óculos de Sol”.
Seguiu-se a participação dos utentes da Cáritas Paroquial de Beijós com a interpretação de um tema bem enquadrado na época festiva que se vive: “É Natal, salvação e luz!”.
A atuação seguinte foi garantida pelo Centro Social Professora Elisa de Barros Silva, de Cabanas de Viriato, cujos utentes mostraram a todos o que tão bem sabem fazer – dançar: primeiro, com um tema bem característico da infância e depois com um outro bem mais atual.
E se, até então, não faltou animação e interação na iniciativa, desse momento em diante o dinamismo não foi menor. Juntos, utentes da Cáritas Paroquial de Oliveira do Conde e da Fundação José Nunes Martins entoaram três cânticos de Natal, “Alegrem-se os céus e a Terra”, “ Toca o Sino” e “A Todos um Bom Natal”, após uma das técnicas ter declamado o poema “Os 3 Reis do Oriente”.
Os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da APCV voltaram ao palco para a sua segunda atuação. Dessa vez, viajámos até aos anos oitenta com a recreação do tema “Amanhã de manhã”, do grupo feminino “Doce.”
Último a subir ao palco, o grupo da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal fez-se representar com crianças, jovens e idosos. Coube às crianças subir ao palco em primeiro lugar para cantarem a canção “As Frutas” e depois apresentarem uma lenga lenga bem a propósito da actual época festiva, que retratou “A Amizade”. Seguiu-se uma atuação conjunta do tema “Ora ponha aqui o seu pezinho”. Mais alguns temas da música tradicional portuguesa foram depois cantados pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia e onde não faltou “A cadeia encadeada” e a apresentação de música “Dance again” de Jennifer Lopez numa versão adaptada.
Os técnicos das IPSS garantiram o final da Tarde Interativa. Vestidos a rigor com a época do Natal, surpreenderam o público com o ritmo enérgico com que dançaram um tema comercial da atualidade, arrancando calorosos aplausos a toda a plateia.
A Tarde Interativa terminou com a distribuição de um lanche a todos os participantes, ofertado pela Câmara Municipal de Carregal do Sal.
(Nota de imprensa/Câmara Municipal)
Sem comentários: