No passado dia 31 de Maio, o Conselho Local de Ação Social de Penalva do Castelo aprovou o Diagnóstico Social 2012, que é um documento essencial para o desenvolvimento sociocomunitário. A sua elaboração permitiu, por um lado, ter um conhecimento aprofundado e estratégico da realidade social e, por outro, desenhar as intervenções mais ajustadas e integradas.
O documento final reflete a participação e empenho dos parceiros, que se tem revelado cada vez mais notória e eficaz. A postura crítica e reflexiva tem sido essencial para a identificação das problemáticas a tratar, bem como para a elaboração dos documentos estratégicos que permitem ajudar a atenuar as causas e os efeitos dessas problemáticas.
Neste documento ficaram refletidos os três eixos prioritários de intervenção, que serão trabalhados nos próximos três anos: I – Promover a qualificação escolar/profissional, o empreendedorismo e a empregabilidade; II – Expandir e reforçar as redes de apoio formais e informais às pessoas idosas/com deficiência; III – Criar mecanismos articulados de resposta para a prevenção e combate de comportamentos disruptivos.
Este percurso de reflexão, partilha e consensualização de práticas de intervenção permitiu construir também o Plano de Desenvolvimento Social para o próximo triénio, documento determinante para a intervenção social no concelho.
Penalva do Castelo dispõe, assim, de dois importantes instrumentos de planeamento estratégico, que vão possibilitar respostas adequadas no domínio social para a população do concelho.
Gabinete de Comunicação – Câmara Municipal de Penalva do Castelo

Sem comentários: