A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Santa Comba Dão desenvolveu nos passados dias 26, 27 e 30 de Abril uma acção de sensibilização relativa à temática “Maus Tratos na Infância”, destinada aos alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico dos centros escolares do concelho.
Sendo o mês de Abril dedicado à protecção de crianças em todo o mundo, a acção teve como objectivo principal sensibilizar os mais pequenos para as questões da violência e maus tratos na infância, nomeadamente, através de identificação de elementos que contribuem para o bem-estar das crianças como a comida, as roupas, o direito a ir à escola, o carinho, o amor ou a amizade.
A acção foi desenvolvida em parceria com a Universidade Sénior de Santa Comba Dão e constou da adaptação, leitura e exploração do conto infantil “A Casinha de Chocolate” dos irmãos Grimm, que relata a história de dois irmãos, João e Maria, oriundos de uma família de poucos recursos que, após serem abandonados no bosque, vencem com astúcia e esperança as adversidades por que passam.
Decorreu ao início da tarde de quinta-feira, 26 de Abril, na sala de música do Centro Escolar Norte e ao início da tarde de dia 27, sexta-feira, e no ginásio do Centro Escolar Sul, com a presença de António José Correia, presidente da CPCJ.
Ao final da manhã e ao início da tarde de 30 de Abril, segunda-feira, foi realizada no ginásio e na sala de música do Centro Escolar Centro. O presidente da CPCJ marcou ali presença na parte da manhã.
Cada aluno foi presenteado com um presente simbólico: um lápis com fita azul, com o intuito de lembrar as crianças que não têm carinho, conforto, roupas, comida ou brinquedos.
Gabinete de Comunicação social e Imagem / CPCJ de Santa Comba Dão

Sem comentários: