Uma tarde interactiva de música e teatro, com os utentes das instituições de solidariedade social do concelho no centro da festa, foi a actividade que a Câmara Municipal de Carregal do Sal realizou hoje, 13 de Dezembro, durante a tarde, no âmbito do plano de actividades da Rede Social concelhia.
Levada a efeito no auditório do Centro Cultural, contou com a participação especial da Universidade Sénior de Santa Comba Dão, cabendo-lhe iniciar as actuações com a peça de teatro “Lenda de Santa Comba Dão”. Numa representação original, com texto adaptado à actualidade, deixou em palco bons pormenores do trabalho de inserção e participação social que aquela instituição dinamiza.
A animação subiu ao rubro com a participação do Pólo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral, primeiro numa dança africana interpretada por portadores de deficiência e depois num bailado de deficientes em cadeiras de rodas fazendo par com as respectivas cuidadoras. Todo o auditório acompanhou o frenético ritmo com palmas. Uma boa surpresa por parte desta instituição!
Não tão movimentadas, mas bastante graciosas e criativas, seguiram-se as participações dos utentes da Cáritas de Beijós, estes com cânticos da época natalícia, e do Centro Social Professora Elisa Barros Silva de Cabanas de Viriato, com a sua habitual predisposição para a comédia teatral. Num e noutro caso, esqueceram a idade e rejuvenesceram no desempenho do papel que lhes foi atribuído.
A iniciativa assumiu um dinamismo que potenciou competências, valorizou o convívio interactivo e promoveu o desenvolvimento social. Recebeu os parabéns da directora da Universidade Sénior de Santa Comba Dão, considerando-a “tão nobre e tão humana”. Os parabéns foram também dirigidos a quantos estiveram em palco, frisando que “deram uma lição de vida aos mais novos”.
No final, o presidente da Câmara, Atílio Nunes, classificou a iniciativa de “muito boa”, comentando: “Quando não haja fartura, haja animação!”. Nos agradecimentos finais teve particular atenção para com a Universidade Sénior ao entregar à sua directora uma medalha com o brasão do Município. Esta festa-convívio culminou com um lanche para todos os participantes, servido na cave do Centro Cultural.
Lino Dias

Sem comentários: