Realizou-se, no dia 24 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Carregal do Sal, mais uma reunião do CLAS – Concelho Local de Acção Social de Carregal do Sal.
Presidida por Atílio dos Santos Nunes, a reunião contou com a representação de quase todos os parceiros da Rede Social do Concelho e juntou naquele espaço diversos intervenientes, a quem foram prestadas informações e divulgação sobre projectos de âmbito social, designadamente sobre as candidaturas de duas Instituições de Solidariedade do Concelho ao PRODER, no âmbito da acção “Implementação, construção e/ou ampliação de imóveis de apoio à população idosa e dependente”.
As candidaturas em causa foram apresentados ao CLAS pela Fundação Comendador José Nunes Martins e pelo Centro Social Professora Elisa Barros Silva e ambas obtiveram pontuações elevadas, sustentadas no facto de visarem maior e melhor resposta no âmbito das valências contempladas.
No caso concreto da Fundação Comendador José Nunes Martins, o projecto de candidatura contempla a construção de um novo núcleo, com dois pisos para a criação de 4 quartos duplos com instalação sanitária própria, 2 salas de estar/copa, 1 sala de actividades/convívio, 1 refeitório, circulações e uma plataforma elevatória que irá substituir a actual rampa de emergência.
A candidatura do Centro Social Professora Elisa Barros Silva é vocacionada para os mais pequenos, i.e., visa dotar a nova resposta social Creche com equipamento que permita acolher as crianças de forma condigna e de acordo com a respectiva faixa etária (4 – 36 meses), e no capítulo da valência Lar, o projecto implica o aumento da capacidade para acolher mais 60 idosos e o alargamento das respostas actualmente prestadas através da aquisição de equipamento de saúde e fisioterapia. No âmbito desta candidatura, a Instituição pretende adquirir viaturas para transporte escolar, equipamento para parque infantil, mobiliário para o Novo Lar Geriátrico e viaturas de passageiros para transporte de utentes e apoio às respostas asseguradas.
Apresentados os projectos, as candidaturas foram submetidas a votação e aprovadas por unanimidade, pelo que, até ao dia 28 de Fevereiro, as Instituições teriam que entregar toda a documentação à ADICES, parceira no âmbito da abordagem ao programa LEADER, a quem cabe agora analisar e pontuar as respectivas candidaturas.
Da ordem do dia constava ainda a apresentação de um blog intitulado “passatuapalavra”, cujos objectivos e funcionamento foram explicados ao plenário. Trata-se de um espaço aberto à comunidade, em particular estudantil/juvenil, onde é possível colocar diversas questões/dúvidas relacionadas com áreas multidisciplinares (saúde, educação, segurança, cidadania, psicologia…). As questões são respondidas por uma equipa, também ela multidisciplinar, que, atendendo às questões e /ou dúvidas levantadas, se prontificam a responder e, se for caso disso, a encaminhar o caso. O sítio ficará disponível em breve no seguinte endereço www.passatuapalavra.com.
No âmbito da reunião de trabalho, foram ainda apresentadas/explicadas duas campanhas de solidariedade: Banco Material Escolar (já a decorrer) e “Um Novo Rumo para o Meu Brinquedo”, que visa a angariação de brinquedos, equipamento lúdico, jogos didácticos e similares para o Projecto de Intervenção Precoce, que serve a população com idade compreendida entre os 0 e os seis anos.
Nota de imprensa da autarquia carregalense dá ainda conta de que o material angariado será depois sujeito a uma triagem e, atendendo à especificidade do mesmo, será para ficar para a equipa da Intervenção Precoce ou para entregar/distribuir por famílias mais carenciadas.
Sem comentários: