Recent Posts

CLAS de Santa Comba Dão reuniu no Auditório Municipal

Fotos 011.jpg

O Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Santa Comba Dão reuniu em Sessão Plenária pelas 14 horas e 30 minutos de terça-feira, 08 de Fevereiro, no Auditório Municipal.

A reunião foi conduzida pela Coordenadora Executiva da ADICES, Regina Pinto Lopes, em substituição do Presidente do CLAS António José Correia que, por motivos de agenda, não pode estar presente.

Nesta Sessão Plenária, procedeu-se, entre outros pontos da agenda, à avaliação do trabalho do Centro Alimentar “Mãos Unidas Padre Damião” no ano de 2010, pela Presidente do mesmo.

Desta apresentação, os parceiros tiveram conhecimento dos apoios efectuados em 2010 por freguesias e por evolução mensal, sendo de destacar que os períodos referentes ao Natal e à Páscoa foram os que atingiram um maior número de pedidos de auxílio.

A Sessão Plenária do CLAS teve, ainda, outros pontos de agenda como a avaliação do Plano de Actividades referente ao ano de 2010 – cumprido praticamente na sua totalidade – e a apresentação da Proposta de Plano de Acção para 2011, que comporta uma temática transversal e de continuidade com os projectos que foram anteriormente executados explicada pelas dificuldades sentidas pela rede a nível técnico, logístico e financeiro.

No entanto, salienta-se a Revisão dos documentos produzidos pela Rede Social, nomeadamente o Diagnóstico Social do Concelho e respectivo Plano de Desenvolvimento Social; a realização de um fórum de partilha de boas práticas e o incremento da plataforma de circuito de informação entre os parceiros do CLAS de Santa Comba Dão.

Ainda assim, transitam duas acções presentes no plano de 2010, aprovadas pela Administração Central em Janeiro de 2011 e com as quais se pretende dinamizar o associativismo no concelho de Santa Comba Dão. São elas: a mobilização de apoios financeiros para a dinamização das associações e o aumento do número de registos de associações inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ) que permite o acesso a tipologias de apoio diferenciadas como as promovidas, por exemplo, pelo Instituto Português da Juventude. A votação deste plano foi aprovada por unanimidade.

No final da Sessão Plenária do Conselho Local de Acção Social, Adília Farinha, Directora do Centro de Emprego de Tondela apresentou aos parceiros da Rede Social duas medidas de Emprego Apoiado destinadas a Pessoas com Deficiências e Incapacidades que o Instituto de Emprego e Formação Profissional se encontra a promover.

A primeira medida, Estágio de Inserção com duração de 9 meses não prorrogáveis tem como objectivos principais complementar e aperfeiçoar as competências de pessoas com deficiências e incapacidades potenciando o seu desempenho profissional, de forma a facilitar o seu recrutamento e integração no mercado de trabalho.

A medida destina-se a pessoas com deficiências e incapacidades, desempregadas ou à procura de primeiro emprego, que estejam inscritas nos Centros de Emprego e que tenham anteriormente frequentado formação profissional.

Já a segunda medida, Contrato Emprego, tem uma duração de 12 meses e destina-se, igualmente, a pessoas com deficiências e incapacidades, desempregadas ou à procura de primeiro emprego, que estejam inscritas nos Centros de Emprego. Neste caso, não é obrigatória a frequência de formação profissional.

A medida visa promover e apoiar a transição para o mercado de trabalho através da participação das pessoas com deficiências e incapacidades em actividades socialmente úteis com vista a reforçar as suas competências relacionais e pessoais, valorizando a auto-estima e estimular hábitos de trabalho.

Gabinete de Comunicação e Imagem / Conselho Local de Acção Social (CLAS)

CLAS de Santa Comba Dão reuniu no Auditório Municipal CLAS de Santa Comba Dão reuniu no Auditório Municipal Reviewed by Rui Dias on fevereiro 10, 2011 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.