O Município de Mortágua proporcionou a 445 crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Mortágua uma Festa de Natal, que teve lugar no passado dia 17, no Centro de Animação Cultural.
As crianças assistiram a uma história de Natal muito particular, que tinha como protagonistas a Mãe Natal e a ajudante do Super-Cientista, e passada numa ilha gelada do Pólo Norte.
As renas do Pai Natal tinham adoecido e a Mãe Natal precisava de uma solução que a ajudasse a levar as prendas até ao Pai Natal, ainda a tempo de as distribuir no dia 24. Ligou a um Super-Cientista que construiu um super-carro de Natal, só que este tinha um problema, não funcionava em ambientes poluídos. A partir daqui surgem inúmeras ideias (experiências científicas) para saírem daquele local inóspito, recorrendo aos elementos naturais do meio (água, gelo). Nuvens de fumos, bombas de gelo, géiseres, ou a varinha de levitação (usa o poder da energia electrostática para fazer levitar um objecto), entre outras experiências, que deixaram as crianças boquiabertas. Algumas crianças participaram nas experiências, para divertimento dos colegas que se encontravam na plateia.
O espectáculo foi apresentado pelo Projecto “Ciência Divertida”, que pretende despertar nas crianças a curiosidade, o gosto, pela ciência, através da sua interacção e experimentação, para que elas percebam melhor o mundo que as rodeia. Mas sempre de uma forma lúdica, daí a designação “Ciência Divertida”.
E uma história de Natal também pode servir fins lúdico-pedagógicos, como se viu, sensibilizando para a Ciência e o Ambiente.
Mas ainda faltava o grande momento, o mais esperado. Quando as crianças viram irromper o Pai Natal pela escadaria da sala, foi o entusiasmo e delírio colectivo, gritando pelo Pai Natal, que vinha carregado com o seu saco de prendas. Naturalmente que as crianças já antecipavam o que viria a seguir e o frenesim, a impaciência aumentou, porque era enorme a expectativa. Qual será a minha prenda? Um carro? Um jogo?. Todos nós já vivemos essa experiência e sabemos bem a emoção que envolve a oferta de um presente até ao momento de abrir e revelar-se o que está lá dentro. Cada Professora/Eduacdora foi chamada ao palco para levar o saco de prendas da sua escola e proceder à distribuição pelas crianças. E não houve tempo a perder, ali mesmo trataram de abrir as prendas e foi ver as manifestações de felicidade e alegria, com as crianças a mostrarem as prendas umas às outras, partilhando aquele momento tão especial.
A Festa de Natal foi organizada pelo Município, que assegurou o espectáculo, as prendas e o transporte das crianças, e teve a colaboração do Agrupamento de Escolas de Mortágua.
Newsletter CM Mortágua

Sem comentários: