O Município de Mortágua vai disponibilizar um montante global de 10 mil euros em Bolsas de Estudo no ano lectivo 2010-2011, um valor que poderá ainda ser aumentado em função do número de candidatos. As Bolsas de Estudo destinam-se a alunos do concelho que estejam a frequentar o Ensino Secundário, Profissional e Superior, que por razões económicas, devidamente comprovadas, solicitem apoio para o prosseguimento dos estudos.
O valor dos escalões de Bolsa é de 100 e 130 euros/mês, consoante a avaliação dos rendimentos e despesas de frequência escolar que cada candidato apresente, nomeadamente alojamento, propinas, transportes, alimentação.
Para se habilitarem à Bolsa de Estudo os alunos têm que reunir cumulativamente vários requisitos, como residirem no concelho, terem obtido aproveitamento escolar no ano lectivo anterior e comprovarem não possuírem recursos económicos para a continuação dos estudos. O período de apresentação de candidaturas termina no dia 15 de Novembro, devendo os interessados dirigir-se à Secretaria da Câmara Municipal.
A atribuição de Bolsas de Estudo não é uma novidade. Desde 1995 que o Município atribui, de forma ininterrupta, Bolsas de Estudo aos alunos que frequentam o Ensino Superior, estando as condições de acesso definidas em Regulamento próprio. Actualmente os alunos que frequentam o Ensino Secundário ou Profissional também se podem candidatar a este apoio sócio-económico.
Com a sua atribuição, o Município quer apoiar os alunos que revelam capacidades e bons resultados escolares, mas cujo percurso escolar poderia ser prejudicado ou alterado por razões puramente sócio-económicas, tendo em conta os encargos inerentes à frequência académica.
A notícia é dada no site da autarquia, acrescentando o seguinte depoimento do Presidente da Câmara, Afonso Abrantes: “O Município sente essa obrigação de apoiar os jovens que revelam capacidades e de investir no seu futuro. É uma questão de igualdade de oportunidades, mas também uma manifestação de confiança nos nossos jovens”.

Sem comentários: