Recent Posts

Convívio anual de idosos do concelho de Carregal do Sal

Imagem 066.jpg

O habitual almoço de convívio dos idosos do concelho de Carregal do Sal, promovido pela Câmara Municipal, através do seu Serviço de Acção Social, em estreita articulação com as instituições particulares de solidariedade social locais, foi este ano levado a efeito no sábado, 23 de Outubro.

Indo ao encontro do objectivo de juntar os idosos das diferentes freguesias num convívio que favorece as relações pessoais, a confraternização e a animação, a iniciativa contou com a participação de utentes da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal (25), do Centro Social Prof.ª Elisa Barros da Silva, de Cabanas de Viriato (43), da Fundação Comendador José Nunes Martins, de Oliveira do Conde (11), e das Cáritas Paroquiais de Beijós (31), Oliveira do Conde (11) e Parada (27), acompanhados dos respectivos técnicos e auxiliares, assim como de alguns dirigentes, totalizando mais de 170 participantes.

Em termos de representação autárquica das respectivas freguesias, desta vez apenas marcaram presença quase todos os presidentes de Junta, indo a excepção para a de Parada, que se fez representar pela vice-presidente. Ocuparam lugar na mesa de honra, fazendo companhia a Atílio Nunes, presidente da Câmara Municipal, Luís Fidalgo, vice-presidente da Câmara, Joana Carvalho e Rogério Abrantes, vereadores, e Marco Cabral, pároco in solidum de Carregal do Sal, Cabanas de Viriato, Beijós e Sobral. De passagem e para apresentar cumprimentos, também compareceram os párocos Álvaro Arede, de Oliveira do Conde, e Ramiro Ribeiro, de Papízios e Parada, responsáveis dos respectivos núcleos da Cáritas.

Confeccionada e servida no refeitório da Escola Secundária, local onde o convívio teve lugar, a refeição apresentou uma ementa composta por aperitivos de entrada, sopa de creme de legumes e bifes de perú com puré de batata, acompanhados de salada de alface e tomate. Foi completada com sobremesas diversas.

No final da refeição, deu-se lugar à habitual animação, iniciada por um grupo de elementos do extinto grupo musical e teatral “Os Condes”, de Oliveira do Conde, com música tradicional portuguesa. Cantou-se e dançou-se num ambiente de puro e agradável divertimento, quase até à exaustão, mas sem que os mais idosos dessem parte de fraco.

Num intervalo da animação e em breve intervenção, o presidente da Câmara falou da importância em se manter este convívio ano a ano e dirigiu agradecimentos à presença dos seus colegas de executivo, à Escola pela cedência do refeitório e do seu pessoal, aos técnicos do município e das IPSS presentes, ao pessoal e utentes destas instituições, ao grupo de cantares e a todos quantos colaboraram na organização da iniciativa. Concluiu com votos de “saúde a todos”, desejando que voltem a estar presentes no convívio do próximo ano.

Não podendo o provedor da Misericórdia estar presente, Paula Neves, técnica do quadro superior da instituição, leu uma mensagem onde aquele dirigente fez realçar que “estes utentes são a razão da existência da Santa Casa” e onde expressou o desejo de que tenham “muitos dias como este”. Além disso, dirigiu o agradecimento à Câmara pela “esplêndida iniciativa, já de muitos anos, desta alegre confraternização” e manifestou o desejo de “que se prolongue por muitos dias e muitos anos”.

A animação prosseguiu com dois grupos de utentes, primeiro do Centro Social Prof.ª Elisa Barros Silva, orientado pela animadora sócio-cultural Cristina Batista, e depois da Santa Casa da Misericórdia, orientado pelos animadores Fernando Loureiro e Fernando Almeida. No intervalo, a sós, Manuel Loureiro, utente do Centro Social, executou meia dúzia de bonitos temas no toque de bandolim. Tudo foi apreciado com enlevo e ternura, recebendo carinhosos aplausos.

Eram 17h00 quando o convívio chegou ao fim, sem qualquer percalço a registar, folgando a ambulância e os dois bombeiros de prevenção que a corporação de Carregal do Sal ali manteve durante todo o convívio. Ao «Farol da Nossa Terra», o presidente da Câmara frisou que, além de reunir os idosos do concelho e de lhes proporcionar um dia diferente, outro objectivo está associado à realização destes convívios anuais: “É também uma forma de manifestar o nosso apreço às instituições e às pessoas pela sua dedicação à terceira idade”.

Numa altura em que a esperança de vida aumenta e em que, por esse facto, a atenção aos idosos se torna mais exigente, iniciativas como esta são cada vez mais importantes para que se viva uma terceira idade activa, portanto, menos marcada pelo flagelo da solidão. Por conseguinte, a Câmara Municipal está de parabéns ao estimular o contacto social, a esse nível, através do seu grupo de Acção Social, sob liderança da técnica superior dessa área Marília Pêga, sendo esses parabéns igualmente extensivos às IPSS do concelho, que de braços abertos se unem nesse mesmo propósito.

Lino Dias

Convívio anual de idosos do concelho de Carregal do Sal Convívio anual de idosos do concelho de Carregal do Sal Reviewed by Rui Dias on outubro 25, 2010 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.