O Governo prepara-se para avançar com uma linha de financiamento para as autarquias, destinada a apoiar projecto que promovam a igualdade, anunciou hoje a secretária de Estado para a Igualdade, Elza Pais, na sessão de abertura do II Seminário “Bom Ninho, Bom Passarinho”, organizado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Mangualde.
“No próximo mês de Novembro, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género irá abrir uma linha de financiamento à qual as autarquias se podem candidatar, no sentido de promoverem a igualdade”, disse a secretária de Estado. Elza Pais explicou que estão em melhores condições de obter financiamento, as autarquias que já tenham definidas prioridades nesta vertente. Aos jornalistas, a secretária de Estado esclareceu que esta linha de financiamento servirá para que as autarquias possam criar e promover planos para a igualdade, desenvolvendo iniciativas de conciliação entre as vidas pessoal, familiar e profissional dos cidadãos.
Pretende ainda que sejam desenvolvidas acções para uma representação equilibrada de homens e mulheres no quadro da organização, ou ainda promover projectos contra a violência doméstica ou nas escolas, ensinando os jovens a criar relações saudáveis.
“A promoção da cidadania e empreendedorismo feminino também pode estar inscrito nesse tipo de acções que as câmaras, em parceria com organizações não governamentais e associações empresariais, deverão desenvolver”, acrescentou.

Sem comentários: