Recent Posts

Banco Alimentar Contra a Fome recolheu cerca de três toneladas de alimentos em Carregal do Sal

Imagem 001.jpgNo âmbito da campanha nacional “Dê a melhor parte de si ao Banco Alimentar: a sua solidariedade” do Banco Alimentar Contra a Fome de Portugal, levada a cabo no passado fim-de-semana, 28 e 29 de Novembro, o Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu recolheu em Carregal do Sal 2.818 quilos de produtos alimentares nos supermercados PINGO DOCE e ÉCOMARCHÉ.
Segundo informação de Paulo Monteiro, um dos fundadores do Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu, que acompanhou a campanha no seu concelho, foram recolhidos 2.020 quilos no Pingo Doce e 798 quilos no Écomarché, contribuindo essa recolha para as cerca de 77 toneladas (76.818 quilos) de produtos alimentares recolhidos no distrito de Viseu.
A campanha abrangeu 1.323 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora e Beja, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo e Viseu. Segundo dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, foram recolhidas, a nível nacional, 2.498 toneladas de géneros alimentares, cifrando-se este total, apesar do clima de profunda crise económica, num acréscimo de 30,9% em relação a igual campanha de Novembro de 2008, então com registo de 1.908 toneladas.
Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a mais de 1.650 Instituições de Solidariedade Social que, por sua vez, os entregarão a cerca de 267 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.

Banco Alimentar Contra a Fome de Viseu

Foi criado a partir da Associação para a Ajuda Solidária de Viseu, constituída especificamente por um grupo de voluntários liderados por Catarina Sobral, que, desde há dois anos, tem vindo a ser acompanhado e formado pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares na cultura e modo de funcionamento dos bancos alimentares.
Instalado no Parque Industrial de Coimbrões, o Banco Alimentar de Viseu pretende vir gradualmente a prestar apoio aos 24 concelhos do distrito, apoiando com alimentos instituições de solidariedade social, conferências vicentinas e outras associações sem fins lucrativos locais que, por sua vez, os entregarão às pessoas mais necessitadas sob a forma de refeições ou de entrega de cabazes alimentares.
Os dados relativos ao número de desempregados no distrito de Viseu apontam para um acréscimo em todos os 24 concelhos, resultante Imagem 004.jpgImagem 002.jpgImagem 003.jpgsobretudo do encerramento de empresas e fábricas e ainda com o regressar de muitos emigrantes que deixaram de ter trabalho, sobretudo em Espanha, em consequência da crise internacional.

Lino Dias

Informação relacionada:

http://www.viseu.bancoalimentar.pt/quemsomos.html

– http://www.cidadeviseu.com/index.php?option=com_content&view=article&id=569:banco-alimentar-contra-a-fome-inicia-actividade-em-viseu&catid=36:videos&Itemid=64
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Banco-Alimentar-contra-a-Fome-celebra-contrato-em-Viseu.rtp&headline=20&visual=9&article=279295&tm=8

http://www.bancoalimentar.pt/noticias.php?nwsid=95

Banco Alimentar Contra a Fome recolheu cerca de três toneladas de alimentos em Carregal do Sal Banco Alimentar Contra a Fome recolheu cerca de três toneladas de
alimentos em Carregal do Sal Reviewed by Rui Dias on novembro 30, 2009 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.