Recent Posts

Convívio anual dos idosos do concelho de Carregal do Sal

Imagem 034.jpgO almoço anual de convívio dos idosos do concelho de Carregal do Sal, promovido pela Câmara Municipal, através do seu Serviço de Acção Social, realizou-se este ano em Cabanas de Viriato, no sábado, 24 de Outubro, com lugar no salão Lagarto, da Sociedade Filarmónica.
Registou participação de utentes da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal, do Centro de Dia Nossa Senhora das Candeias, de Casal da Torre, do Centro Social Prof.ª Elisa Barros da Silva, de Cabanas de Viriato, do Centro de Dia Mão Amiga, de Sobral, da Fundação Comendador José Nunes Martins, de Oliveira do Conde, e das Cáritas Paroquiais de Beijós, Oliveira do Conde e Parada, acompanhados dos respectivos técnicos e auxiliares, totalizando cerca de centena e meia de participantes.
Em termos de representação autárquica das respectivas freguesias, desta vez apenas marcaram presença representantes de Beijós, Currelos e Oliveira do Conde. Ocuparam lugar na mesa de honra, fazendo companhia a Atílio Nunes, presidente da Câmara Municipal, Luís Fidalgo, vereador, Maria Gracinda Aguiar, secretária da Assembleia Municipal, Sandra Tenente, técnica da Segurança Social, Fernando Loureiro, dirigente da Sociedade Filarmónica, e representantes da Cáritas de Beijós, do Centro Social Prof.ª Elisa Barros da Silva e da Santa Casa da Misericórdia. De passagem e para apresentar cumprimentos, também compareceu o pároco de Cabanas de Viriato e Beijós, Pe. Valmor Marcolin.
Servida pelo restaurante-residencial Cabana do Viriato, da própria vila, a refeição apresentou uma ementa composta por aperitivos de entrada, sopa de creme de legumes e carne estufada com batatas, acompanhada de salada de alface. Foi completada com sobremesa de salada de frutas, pudim e café.
No final da refeição, deu-se lugar à habitual animação, inicialmente, por parte de utentes e acompanhantes da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Social Prof.ª Elisa Barros Silva, mas tendo cada uma destas instituições intervenção independente. Houve momentos de apreciado humor, contaram-se histórias, cantou-se e dançou-se num ambiente de puro e agradável divertimento, que todos apreciaram e aplaudiram com vivo entusiasmo.
O entusiasmo e o contentamento redobraram, depois, quando o Grupo de Danças e Cantares da Sociedade Filarmónica subiu ao palco e ofereceu uma exibição de grande qualidade, aumentando a alegria que ali se viveu e a todos encantou.
Na sua intervenção de encerramento do convívio, o presidente da Câmara agradeceu à Filarmónica a cedência do salão, às IPSS e ao seu pessoal a participação no convívio, e ao Grupo de Danças e Cantares a animação que emprestou a “um dia muito bem passado”. Agradeceu ainda e deu os parabéns às instituições ali representadas pelo trabalho desenvolvido no sentido de que “as pessoas sofram menos”. Concluiu a sua curta intervenção com votos de “saúde a todos” e com promessa de um convívio diferente no próximo ano.
Tendo este convívio surgido só após as recentes eleições autárquicas, a Câmara Municipal e o respectivo grupo de Acção Social, liderado pela sua técnica superior de Serviço Social, Marília Pêga, deram prova evidente de que o propósito principal destas iniciativas se centra unicamente na intensificação dos laços de convivência entre as pessoas do estrato social mais frágil e mais solitário, proporcionando-lhes ao mesmo tempo momentos inesquecíveis de calor humano e demonstrando-lhes que não estão esquecidos.

Lino Dias

Convívio anual dos idosos do concelho de Carregal do Sal Convívio anual dos idosos do concelho de Carregal do Sal Reviewed by Rui Dias on outubro 26, 2009 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.