A Câmara Municipal de Mangualde (CMM) dinamizou a III Semana dos Avós, que teve início no dia 21 e decorreu até 27 de Julho, em Mangualde.
Esta iniciativa destinou-se aos cidadãos/cidadãs com idade igual ou superior a 65 anos, avós, residentes em todas as freguesias do concelho e/ou integrados nas Instituições Particulares de Solidariedade Social.
A semana começou com uma viagem ao Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, e à Quinta de São Domingos, na Régua, que se destinou a todos/as que se inscreveram. O Dia dos Avós comemorado no Sábado, 26 de Julho, teve início com uma missa solene, onde centenas de pessoas puderam assistir, à semelhança do ano passado, à celebração da mesma na Mata do Palácio dos Condes de Anadia.
Seguiu-se um almoço partilhado, onde o convívio foi uma constante. A tarde de animação que se seguiu contou com a participação da Banda Filarmónica de Vila Cova de Tavares, com a apresentação do teatro “O Nabo Gigante”, pelas Técnicas da Biblioteca Municipal, e ainda com a participação de avós, que apresentaram diversas iniciativas.
Animação, música, alegria e bailarico fizeram as delícias de todos os presentes que, ao longo de toda a semana, tiveram oportunidade de usufruir de iniciativas diferentes.
O evento serviu também de cenário para o lançamento do Cartão Sénior, o qual proporcionará a todos os que o adquirirem vantagens e benefícios no comércio local aderente. Poderá ser requerido no Serviço de Acção Social da CMM pelo valor de 5 Euros. No dia 27 encerrou-se a semana dedicada aos avós com a Mostra Social, onde as diversas Instituições participantes apresentaram alguns trabalhos realizados pelos idosos, assim como informações diversas. Estiveram presentes: Serviços de CMM – Gabinete de Empreendedorismo, Psicologia, Gabinete de Apoio à Pessoa Desempregada, CIAC (Centro de Informação Autárquico ao Consumidor) e Serviço Social; CPCJ, Santa Casa da Misericórdia, GNR, Bombeiros Voluntários de Mangualde, Centro Paroquial da Cunha Baixa, Fábrica da Igreja de Travanca de Tavares, Associação Social, Cultural e Recreativa de Freixiosa e Centro Social Cultural da Paróquia de Mangualde.
Neste dia procedeu-se ao lançamento do Banco Local de Voluntariado. O Voluntariado tem por base uma cultura de cidadania activa e solidária e é um contributo inestimável para o desenvolvimento social, pelo que a Autarquia de Mangualde lança o desafio a todas/os interessados em associar-se a esta iniciativa no âmbito do Conselho Local de Acção Social.
Ainda no dia 27, enriquecendo o fim-de-semana, inaugurou-se a exposição de pintura “Outros Olhares”, com a presença dos pintores que deram cor às obras presentes.

Sem comentários: