Desde há meia dúzia de anos que o Centro Social Prof.ª Elisa de Barros Silva, de Cabanas de Viriato, premeia, por sorteio, um dos estabelecimentos escolares participantes no “Carnaval da Criança” que a Associação do Carnaval daquela vila organiza anualmente no domingo dos festejos carnavalescos, antecedendo os dois dias de grandiosa folia com a famosa e genuína “Dança dos Cus”.
Este ano foi contemplado pelo sorteio o Jardim-de-Infância de Vila Meã, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal. Face a isso, e mediante a verba disponibilizada para o prémio, entre 250 a 300 euros, a respectiva educadora fez uma lista dos materiais pretendidos para uso das crianças que frequentam aquele Jardim, optando por dois jogos de puzles, um mini sofá e um mini cadeirão para o cantinho da Hora do Conto.
A entrega foi concretizada ontem, ao início da tarde, tendo a mesma sido acolhida em ambiente de festa, com várias surpresas à mistura, inclusive da parte do Centro Social, que ali fez deslocar um grupo de 8 utentes para lhe dar animação. Pinturas, canções, danças, declamações e um karaoke, tudo isto estava preparado e ensaiado, sob orientação da educadora Clarinda Pessoa e da auxiliar de educação Milagres Cardoso, para a animação com que as 10 crianças do Jardim brindaram os visitantes.
Foi deveras surpreendente e bastante agradável a forma como se festejou a visita das representações do Centro Social e da Associação do Carnaval, cuja alegria esteve sempre presente, sobretudo da parte das crianças, que não se cansavam de cantar e dançar, onde até a Dança dos Cus foi improvisada. Também os utentes do Centro Social se prepararam para dar animação à festa, indo um deles munido de um bandolim para acompanhar as canções com que o grupo de idosos retribuiu a actuação das crianças.
Após propositado suspense, durante o qual as crianças iam sendo estimuladas a porem à prova o que tinham ensaiado para merecerem o prémio, o aparecimento das caixas com os referidos materiais foi acolhido entusiasticamente e logo se experimentou como o sofá e o cadeirão ficavam bem no cantinho que lhe estava reservado. O problema foi quando as crianças se aperceberam que não cabiam lá todas sentadas!… Houve choros, e logo se sugeriu que, se calhar, mais algum dinheiro tem de ser despendido para oferta de outro mini sofá.
Em retribuição, o Centro Social foi presenteado com um bonito quadro onde aquelas crianças, juntamente com a educadora e a auxiliar, pintaram um palhaço. Nessa retribuição de presentes, a Associação do Carnaval teve direito a um exemplar do CD com gravação do Carnaval das Crianças de Carregal do Sal e de Cabanas de Viriato, assim como o citado tocador de bandolim.
A festa – pois de verdadeira festa se tratou, e tão agradável se tornou que durou duas horas – chegou ao fim com mútuos agradecimentos e considerações respeitantes a esta exemplar iniciativa e à importância que a mesma tem junto da comunidade escolar. Nessa conformidade, usaram da palavra Clarinda Pessoa, Filipe Rodrigues e Cristina Batista, representando, respectivamente, o Agrupamento de Escolas, a Associação do Carnaval e o Centro Social.Lino Dias

Sem comentários: