O Conselho Local de Acção Social da Rede Social (CLAS) de Santa Comba Dão, reunido em sessão plenária, no auditório municipal, fez uma avaliação da execução do plano de actividades de 2007 e apresentou o plano de actividades para o ano 2008.
Os dados de 2007 apresentam uma taxa de sucesso de 80%, em termos de acções realizadas, transitando as acções não realizadas ou não concluídas para o novo plano de actividades. O plano de 2008 assenta numa linha de consolidação efectiva da Rede Social, em estreita articulação com as entidades parceiras. Entre estas, destacam-se a parceria com a ADICES na dinamização dos projectos LEADER e MICROCRÉDITO; a implementação do Gabinete de Apoio à Juventude no concelho, com a colaboração do Instituto Português da Juventude; a realização de uma acção de competências básicas para famílias de manifesta necessidade e a realização da «I Feira de Actividades Económicas, Sociais e Industriais» do concelho, denominada Expo Columba’08.
Paralelamente, a Rede Social vai colaborar com o Centro de Respostas Integradas de Viseu na implementação do plano operacional de Respostas Integradas na freguesia de Santa Comba Dão, com o objectivo de diagnosticar e delinear estratégias de prevenção, dissuasão, tratamento, reinserção e redução de riscos e minimização de danos associados ao consumo de substâncias psicoactivas.
Da ordem de trabalhos constava também a adesão de duas novas entidades ao CLAS: o Núcleo Local de Inserção, representado por Dora Martins, e o Centro de Respostas Integradas de Viseu, representado por Catarina Durão.
Passam, assim, a ser 26 as entidades parceiras da Rede Social, vendo-se esta reforçada nas acções a desenvolver com vista à erradicação da exclusão social e ao potenciamento do desenvolvimento local.
Fonte: CM/SCD

Sem comentários: