Foram iniciadas ontem, 03 de Agosto, as acções do novo projecto de âmbito social “Interagir para (Re)Viver” do Município de Carregal do Sal, lançado em finais de Junho através do respectivo Sector de Acção Social, com o objectivo de levar um conjunto de actividades (leitura, conto, música e desporto) aos utentes das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.
O projecto irá decorrer durante os meses de Agosto e Setembro e é dinamizado por técnicos de três áreas distintas: leitura, música e motricidade, alternadamente. Durante as duas primeiras semanas destes meses as visitas são da responsabilidade da Biblioteca Municipal, ficando as outras semanas destinadas às actividades de música e motricidade.
Segundo informação da autarquia, as acções tiveram início nas instalações da Cáritas de Oliveira do Conde, tendo cabido a Rosa Maurício e Sandra Gomes, técnicas da Biblioteca Municipal, arrancar com a primeira área temática do projecto. Intitulada “A Biblioteca n’um Lar”, a acção levou o imaginário dos contos tradicionais portugueses aos utentes daquela instituição de solidariedade social, com a hora do conto e ateliês de expressão plástica e dramática, dando-lhes oportunidade de estimular a autoestima, a criatividade, a expressividade da voz e a escrita criativa.
Hoje (terça-feira) foram contemplados, por igual, os utentes do Pólo de Oliveira do Conde da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (manhã) e da Fundação José Nunes Martins (tarde). Amanhã será vez da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal (manhã) e da Cáritas Paroquial de Beijós (tarde), ficando agendada para quinta-feira a deslocação à Clínica de Recuperação e Tratamento de Toxicodependência de Carregal do Sal (manhã) e ao Centro Social Profª Elisa de Barros Silva de Cabanas de Viriato (tarde), e para sexta-feira (tarde) à Cáritas Paroquial de Parada.
Servindo esta primeira semana mais de conhecimento, avaliação e interacção com os utentes de cada instituição, aquelas técnicas voltarão às mesmas instituições durante a próxima semana, e em iguais períodos, para intensificar os propósitos da acção que ali estão desenvolver.
No final do projecto será construída uma manta de histórias com retalhos alusivos aos contos que os utentes ouviram e dramatizaram, a qual ficará exposta na Biblioteca Municipal. Além disso, o projecto irá culminar na construção de um espectáculo.
A nível da música e motricidade, será desenvolvido um programa destinado aos utentes das IPSS, que abrangerá dança, expressão corporal, recolha oral, escrita da literatura e tradições da região, numa espécie de cancioneiro popular e etnografia.
Além disso, através do projecto “Envelhecimento Activo”, o Sector do Desporto estimulará os utentes das IPSS à realização de jogos diversificados e exercícios físicos, de equilíbrio, de perícia e manutenção de objectos.

Sem comentários: