Recent Posts

Rede Social de Penalva do Castelo realizou seminário “Caminhos para a Inclusão”

unnamed.jpg

A Rede Social de Penalva do Castelo realizou, no passado dia 5 de novembro, o seminário “Caminhos para a Inclusão”, com o objetivo de trazer ao debate questões relevantes à discussão da problemática e, simultaneamente, apontar alguns caminhos e respostas para a inclusão social da pessoa portadora de deficiência.

Na sessão de abertura, o Presidente do Conselho Local de Ação Social de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, centrou o seu discurso na preocupação que a Rede Social e o Município têm com as questões ligadas à não discriminação e com o abraçar de projetos que têm em vista melhorar a qualidade de vida dos habitantes, particularmente dos cidadãos com algum tipo de limitação.

Manuel Miranda, professor aposentado, pai de uma pessoa portadora de uma deficiência profunda e autor dos livros “Autonomia para a Inclusão – A Importância da Educação” e “Tiagolas e outras Estórias” deixou o seu testemunho sobre o que representa para os pais um filho com deficiência e com necessidades educativas, bem como os pequenos passos de autonomização que o filho tem dado, considerados como verdadeiras vitórias.

Elisabete Correia, coordenadora do departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo e Fátima Almeida, psicóloga escolar do mesmo Agrupamento, onde colabora com a equipa de Educação Especial, abordaram a questão da escola como espaço de inclusão, bem como dos projetos educativos que têm sido postos em prática com os alunos com necessidades educativas especiais.

Para falar sobre o projeto “Reintegrar – Apoio Itinerante às Pessoas Portadoras de Deficiência Visual” estiveram Ângela Ferreira, licenciada em Terapia Ocupacional e Deolinda Rodrigues, Assistente Social, tendo clarificado o tipo de trabalho que é desenvolvido pela ACAPO tendo em vista a autonomização das pessoas portadoras de deficiência visual. De forma a ter um testemunho, na primeira pessoa, do trabalho que é desenvolvido pela instituição, José Carlos Freitas, residente da Freguesia de Pindo, que adquiriu cegueira em idade tardia num acidente de trabalho, deixou-nos um brilhante testemunho da sua história de vida que culminou com a sua integração profissional.

De forma a informar acerca de algumas medidas e modalidades para o emprego das pessoas com deficiência e incapacidades esteve Elisabete Almeida, licenciada em Economia, do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

No encerramento da tarde de trabalho, a vereadora da Ação Social, Lucília Santos, falou ainda do projeto “Integrar+” promovido pelo programa CLDS+ (Contratos Locais de Desenvolvimento Social+), que tem como área de atuação o concelho de Penalva do Castelo, tendo passado a palavra à coordenadora do mesmo, Ana Paula Almeida, que fez uma breve apresentação do trabalho que tem vindo a ser realizado com e para os seus utentes portadores de deficiência.

No final, um lanche, executado por esses utentes, promoveu o convívio e a troca de experiências entre os presentes.

Com a realização deste seminário foi dado mais um passo no caminho que tem de se percorrer em prol da inclusão social de todos os cidadãos.

Gabinete de Comunicação 

Rede Social de Penalva do Castelo realizou seminário “Caminhos para a Inclusão” Rede Social de Penalva do Castelo realizou seminário “Caminhos para a
Inclusão” Reviewed by Rui Dias on novembro 07, 2014 Rating: 5

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.