Coimbra acolhe comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental e dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde
O Programa Nacional para a Saúde Mental escolheu Coimbra como cidade que acolhe as iniciativas deste ano no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de Outubro, e dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde.
Será possível assistir gratuitamente, entre os dias 10 e 18 de Outubro, a peças de teatro e espetáculos de dança. Pelas salas de teatro de Coimbra vão passar histórias de vida, recitais e danças onde pessoas com doença mental são os protagonistas. Estarão presentes mais de 29 instituições e mais de 400 doentes.
As diferentes peças irão permitir, a todos, assistir à dinâmica artística e sua importância, para este tipo de doentes. O Teatro da Cerca de São Bernardo, Teatro Loucomotiva, Teatro Académico Gil Vicente e Auditório do Instituto Português da Juventude serão os palcos, de forma rotativa, destas peças. Com entrada livre para todos, serão espetáculos ímpares onde o combate ao estigma vai ter um lado prático e visível.
Sobre o Projeto “Saúde Mental e Arte”
É internacionalmente assumido que não há Saúde sem Saúde Mental mas, muitas vezes, é difícil passar das palavras a atos.
Em Portugal, para contribuir para essa mudança, a celebração do Dia Mundial da Saúde Mental tem vindo a ser mais do que uma data numa efeméride, pretendendo mostrar à comunidade diferentes expressões artísticas de autoria de pessoas com problemas de saúde mental.
Este ano são três as áreas chave: Teatro, Artes Plásticas e Dança. A cidade que acolhe as comemorações é Coimbra.
São responsáveis por cada uma das áreas o Professor Doutor João Maria André curador da parte cénica, o Arquiteto Carlos Antunes comissário das artes plásticas e a Dra. Leonor Barata comissária da dança.
Como refere o Diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, Dr. Álvaro Carvalho, “estas iniciativas são determinantes porque permitem mostrar aos cidadãos comuns e aos profissionais de saúde que o trabalho de reabilitação psicossocial de pessoas com doença mental grave, através das artes, tem resultados práticos e expressão artística real”.
Para mais informações: fm@mpublicrelations.pt || 211 546 120 || 96 522 55 04

Sem comentários: