Utentes do Centro Social e Paroquial de São João de Areias brindados com uma grandiosa Festa de Natal
A tradicional festa de Natal do Centro Social e Paroquial de São João de Areias, destinada aos seus utentes, decorreu ontem, 20 de Dezembro, no Lar São José, sede da própria instituição, constituída por almoço de convívio e tarde recreativa.
Além dos utentes do próprio Lar, juntou também utentes do Centro de Dia de São João de Areias, da Vivenda Teles (Casal Mendo/Carregal do Sal) e do apoio domiciliário, ultrapassando a centena de participantes, aos quais se juntaram várias individualidades convidadas, destacando-se as presenças no almoço de Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Serafim Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de São João de Areias, Carlos Almeida, alferes/comandante em substituição do Destacamento Territorial da GNR de Santa Comba Dão, e José Manuel Ferrão, chefe da Repartição de Finanças de Santa Comba Dão, acompanhado pelas técnicas administrativas Urbana Coimbra e Ascensão Ferraz.
Estiveram também presentes José Cruz, Ricardo Sousa e Matilde Costinha, agentes da GNR participantes no projecto intergeracional “Lado a Lado/Troca de Afectos – Intercâmbio e Partilha de Experiências”, promovido pelo Serviço de Psicologia do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, em articulação com a GNR através do programa Escola Segura, e dinamizado pelas psicólogas Gabriela Vieira e Beatriz Gonçalves, igualmente presentes.
Na sua saudação de agradecimentos e boas-vindas, o padre Pedro Leitão, responsável da instituição, vincou o espírito fraterno e solidário desta confraternização natalícia e a importância da mesma como exercício de cidadania junto dos seus idosos. Também o animador sociocultural Miguel Pais agradeceu as presenças, cabendo-lhe conduzir a parte recreativa, na qual o próprio participou em interacção com os idosos no canto e acompanhamento à viola de canções natalinas.
Fazendo jus à sempre apreciada confecção das ementas dos convívios abertos à comunidade, o arroz de pato servido como prato principal deste almoço, acompanhado com salada de alface, estava delicioso, cuja refeição incluiu ainda as habituais entradas, sopa de legumes e pudim caseiro. Juntou-se a isso a atenciosa prestação dos colaboradores da instituição no serviço de mesas.
A parte recreativa, logo após o almoço, foi iniciada por um grupo de alunos do 9.º ano da Escola Secundária de Santa Comba Dão, dirigido pela psicóloga Gabriela Vieira, a que se juntaram, em participação especial, quatro alunos de uma escola de Aveiro, dando assim o projecto “Lado a Lado/Troca de Afectos” o seu contributo àquela festa, com agradáveis momentos de música e canto.
A professora de dança Sara Figueira, de Vila Dianteira, dinamizadora da Associação Espaço Social (AES), trouxe a esta festa um grupo de alunos das suas aulas de dança de Candosa e Tábua, surpreendendo com belos momentos de ballet e contagiantes prestações de dança moderna e dança do ventre. Além da disponibilidade para proporcionar alegria e boa disposição aos utentes do Lar, foi sua intenção despertar interesse noutros jovens com vista à criação de um grupo de dança na sede da Associação de Caça e Pesca de São João de Areias, a funcionar no edifício do antigo jardim-de-infância.
Um sorteio patrocinado pela oficina Pais – Reparações e Venda de Automóveis, da Guarita, destinado à angariação de fundos para a aquisição de quatro televisores para o Lar e o Centro de Dia, fez intervalo na animação recreativa. Os quatro prémios em sorteio contemplaram António José Miranda (1.º – bicicleta), José Humberto (2.º – camisola autografada pelos jogadores da equipa de futebol do Estoril Praia), André Figueiredo (3.º – presunto) e Serafim Rodrigues (4.º – garrafa de vinho do Porto). Esse intervalo deu ainda ocasião para o Pe. Pedro Leitão e colaboradores procederem à distribuição de uma prenda (cachecol) do Centro Social e Paroquial a todos os seus utentes.
Seguiu-se a surpresa maior da animação da festa, com uma actuação de muita qualidade do popular grupo “Kaganiço”, formado por músicos da Banda Filarmónica da própria terra, levando o entusiasmo ao rubro e dando um final em alta à animação recreativa.
Por fim, foi servido um lanche a todos os participantes no convívio, o que acentuou o espírito de confraternização desta festa de inspiração natalícia, e onde a instituição mais uma vez primou na sua função social.
Lino Dias
Sem comentários: